Sotnikov/Mizyukaev/Aferin surpreende e lidera dobradinha russa no Rali Dakar nos caminhões

Trio russo leva 6h57min46s para conquistar vitória inesperada na quinta especial da edição de 2014 do Rali Dakar. Liderança na classificação geral, contudo, segue nas mãos de Gerard de Rooy/Tom Colsoul/Darek Rodewald, da Iveco

 
5ª etapa  
Chilecito (ARG) – San Miguel de Tucumán (ARG)  
Deslocamento: 385 km  
Trecho cronometrado: 527 km  
Percurso total: 912 km

O quinto dia da edição de 2014 do Rali Dakar revelou surpresas também entre os caminhões. O trio russo Dmitry Sotnikov/Vyatcheslav Mizyukaev/Andrey Aferin, da Kamaz, conquistou inesperada vitória nesta quinta-feira (9), na especial entre Chilecito e San Miguel de Tucumán, na Argentina, completando o trajeto em 6h57min46s.
 
Em mais um difícil estágio, que contou com 527 km cronometrados, a turma da Rússia se sobressaiu: o segundo lugar, com 2min56s de atraso, ficou com Andrey Karginov/Andrey Mokeev/Igor Devyatkin, parceiros de Sotnikov/Mizyukaev/Aferin na Kamaz.
Trio de Gerard de Rooy segue na liderança do Dakar entre os caminhões (Foto: Team De Rooy)
A hegemonia russa só acaba na terceira colocação, ocupada pelos líderes Gerard de Rooy, Tom Colsoul e Darek Rodewald, da Iveco. Eduard Nikolaev/Evgeny Yakovlev/Vladimir Rybakov ficou em quarto, com Hans Stacey/Detlef Ruf/Bernard der Kinderen em quinto.
 
Na classificação geral, a liderança segue nas mãos de De Rooy/Colsoul/Rodewald, que agora possuem 32min de vantagem para os novos vice-líderes, Karginov/Mokeev/Devyatkin, que fecharam a última quarta-feira (8) no terceiro posto. 
 
Nikolaev/Yakovlev/Rybakov subiram da quarta para a terceira colocação, com os vencedores do dia, Sotnikov/Mizyukaev/Aferin agora em quarto, mas com 1h19min59s de atraso para os líderes. O trio Stacey/Ruf/Der Kinderen ocupa agora o quinto lugar.
 
Rali Dakar 2014, caminhões, resultados após 5 estágios:
1 Gerard DE ROOY HOL Iveco 21:17:26 5 estágios
Tom COLSOUL BEL
Darek RODEWALD HOL
2 Andrey KARGINOV RUS Kamaz +32:00  
Andrey MOKEEV RUS  
Igor DEVYATKIN RUS  
3 Eduard NIKOLAEV RUS Kamaz +1:09:41  
Evgeny YAKOVLEV RUS  
Vladimir RYBAKOV RUS  
4 Dmitry SOTNIKOV RUS Kamaz +1:19:59  
Vyatcheslav MIZYUKAEV RUS  
Andrey AFERIN RUS  
5 Hans STACEY HOL Iveco +1:21:03  
Detlef RUF ALE  
Bernard der KINDEREN HOL  

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube