Mardeev põe Kamaz de novo na frente e Sotnikov segue líder dos caminhões no Dakar

Airat Mardeev superou o companheiro Dmitry Sotnikov para levar a sexta etapa do Dakar 2021, mas segue distante do compatriota na classificação geral antes do dia livre no rali

6ª etapa – Al Qaisumah – Ha’il
Trecho de especial:
 348 km
Deslocamentos: 170 km
Trecho total: 518 km

A sexta etapa dos caminhões no Dakar teve novo vencedor na disputa entre Al-Qaisumah e Ha’il. O russo Airat Mardeev superou o compatriota Dmitry Sotnikov para conquistar a especial em 4h08min52s e comandar a trinca da Kamaz.

A prova começou com atraso e foi encurtada após diversos pilotos e navegadores enfrentarem dificuldades na etapa anterior, inclusive se perdendo. Isso fez com que o deslocamento para a largada fosse postergado. No início, Sotnikov manteve a liderança que possui desde o início do rali.

Andrey Karginov, um dos postulantes ao título, perdeu uma hora e meia para reparar o veículo, perdendo muitas posições na disputa. Logo depois, foi a vez de Siarhei Viazovich, vencedor do prólogo e da terceira etapa, desistir do rali após problemas mecânicos.

Dmitry Sotnikov foi o segundo melhor do dia, mas segue na liderança entre os caminhões (Foto: Flavien Duhamel/Red Bull Content Pool)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Confira todas as informações do Dakar 2021. É aqui.

Na frente, Mardeev assumiu a liderança na última hora de disputa e passou a abrir vantagem. Ao lado de Dmitriy Svistunov e Akhmet Galiautdinov, o russo foi o mais rápido do dia, um minuto na frente de Sotnikov. Anton Shibalov fechou o dia em terceiro, completando a trica da Kamaz.

Ales Loprais foi o quarto colocado nesta sexta-feira (8), seguido por Aliaksei Vishneuski, Andrey Karginov, Martin Macík, Martin van den Brink, Pascal de Baar e Gert Huzink fechando o top-10.

Na classificação geral, Dmitry Sotnikov segue líder confortável, com 37 minutos e 34 segundos à frente de Anton Shibalov. Airat Mardeev subiu para o terceiro posto, com Martin Macík e Ales Loprais na sequência.

No sábado, os pilotos do Dakar ganham uma folga e voltam às atividades no domingo, com a sétima etapa, ente Ha’il e Sakaka, com 471 km de especial e total de 737 km.

Dakar 2021, Caminhões, Classificação geral após sexta etapa:

1D SOTNIKOV
R AKHMADEEV                    I AKHMETZIANOV
KAMAZ 24:26:18 
2A SHIBALOV
D NIKITIN                    I TATARINOV
KAMAZ 25:03:520:37:34
3A MARDEEV
D SVISTUNOV                    A GALIAUTDINOV
KAMAZ 25:28:011:01:43
4M MACIK
F TOMASEK                    D SVANDA
BIG SHOCK 25:28:511:02:33
5A LOPRAIS
P POKORA                    K ALKENDI
INSTAFOREX LOPRAIS 25:33:181:07:00
6A VISHNEUSKI
M NOVIKAU                   S SACHUK
MAS-SPORTAUTO 26:08:191:42:01
7M VAN DEN BRINK
W DE GRAAF                   D KOZLOVSKY
MAMMOET 26:36:472:10:29
8I CASALE
A LEON                    D HOFFMANN
TATRA BUGGYRA 26:41:572:15:39
9A KARGINOV
A MOKEEV                  I LEONOV
KAMAZ 26:50:382:24:20
10M SOLTYS
D SCHOVANEK                    T IKOLA
TATRA BUGGYRA 26:59:032:32:45

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube