Al-Attiyah e Baragwanath ‘empatam’ ao fim do prólogo do Dakar nos carros

Nasser Al-Attiyah e Brian-Baragwanath tiveram o mesmo tempo no prólogo. Protagonistas como Sébastien Loeb, Stéphane Peterhansel e Carlos Sainz ficaram um pouco para trás

Prólogo – Jedá
Trecho de especial: 11 km
Deslocamentos: 0 km
Trecho total: 11 km

O prólogo do Rali Dakar 2021, realizado neste sábado (2) em Jedá, segue intenso quando o assunto é proximidade dos primeiros colocados. Entre os carros, o dia se encerrou com nada menos do que um empate técnico: Nasser Al-Attiyah e Brian Baragwanath percorreram os 11 km com exatamente o mesmo tempo, em 5min48s.

Apesar de o Dakar não divulgar ao público tempos nos décimos de segundo, a organização de prova afirma que Al-Attiyah foi o mais rápido dentre os dois. Dessa forma, é o piloto da Toyota quem leva a vantagem de largar primeiro no domingo, quando o rali tem sua primeira especial de longa distância.

Yazeed Al Rajhi, piloto da casa em um rali realizado por completo na Arábia Saudita, foi o terceiro colocado. O tempo, entretanto, foi apenas 8s pior. Jakub Przygoński surgiu em quarto, com Bernhard ten Brinke em quinto. Todos esses ficaram na casa de 15s atrás dos ponteiros.

Nasser Al-Attiyah abriu o Dakar 2021 com o pé direito (Foto: Reprodução/Twitter)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

+++ Com figurões na Arábia Saudita, Dakar abre 2021 do automobilismo

A maioria dos protagonistas da classe, entretanto, ficaram para trás. Sébastien Loeb foi décimo. Stéphane Peterhansel, 14°. Carlos Sainz, defendendo título no Dakar, teve pneu furado e surgiu apenas em 28°, mas só com 36s de déficit em relação a Al-Attiyah.

Os representantes brasileiros completaram o dia sem grandes contratempos. Marcelo Gastaldi foi o 21° mais rápido, 23s atrás. Guiga Spinelli surgiu um pouco atrás, em 24°.

O prólogo foi apenas um aperitivo antes do primeiro dia realmente pesado do Dakar 2021. A caravana deixa Jedá e parte para Bisha, 622 km distante. Destes, 277 km serão cronometrados.

Protótipos Leves

A tendência de proximidade também foi vista na classe de Protótipos Leves. Só que com uma surpresa: Kris Meeke, estreante no Dakar e veterano no Mundial de Rali, foi o mais rápido no prólogo. A vantagem foi quase nula, de 2s sobre Seth Quintero, também estreante.

Na subcategoria de UTVs, o melhor foi Austin Jones. E aí, em segundo, veio o brasileiro melhor posicionado no dia: Reinaldo Varela, campeão da categoria em 2018, surgiu ficar 4s atrás de Jones. O top-3 ficou completo com a presença de Saleh Alsaif, 5s pior.

“A aventura só começou. Foi um resultado muito bom para começar este Dakar”, disse Varela, analisando o dia. “É bom ver que você está competitivo desde o início, mas o que vale é o que vai acontecer nos próximos doze dias. Temos quase oito mil quilômetros de corrida pela frente. A aventura só começou”

Caminhões

Só deu Bielorrúsia quando o assunto é a classe de caminhões. Siarhei Viazovich foi o mais rápido do dia, seguido por Aliaksei Vishneuski. E quase teve empate também: os dois ficaram separados por apenas 1s. Martin Macík foi o terceiro colocado, devendo 3s.

O top-5 contou ainda com Anton Shibalov em quarto e Maurik Van Den Heuvel em quinto. A principal ausência no pelotão dianteiro é a do campeão Andrey Karginov: o russo foi um pouco mais lento e, devendo 11s para Viazovich, surgiu em 11° na classificação final do dia.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube