Alonso festeja reação em “etapa preciosa e muito feliz” no Rali Dakar

Depois da segunda-feira problemática, Fernando Alonso e Marc Coma voltaram a sorrir no Dakar. Nesta terça-feira, na etapa em laço em Neom, na Arábia Saudita, a dupla andou sempre entre as primeiras colocadas e finalizou na quinta posição, o que ameniza o estrago pelos percalços do dia anterior

Como a vida em si, o Dakar ensina que nada mesmo como um dia após o outro. Na última segunda-feira, Fernando Alonso e Marc Coma acertaram uma pedra escondida em meio às dunas do deserto árabe, sofreram com uma avaria na suspensão dianteira esquerda do Toyota Hilux e perderam quase 2h40min em relação ao vencedor da etapa. Nesta terça-feira (7), contudo, a história foi bem diferente: de reação e volta por cima no maior rali do mundo.
 
Na etapa em laço disputada em Neom — cidade às margens do Mar Vermelho e próxima à fronteira com a Jordânia e também perto do Egito —, Alonso e Coma viveram um dia muito positivo. 
 
Depois de passar pelo primeiro waypoint na oitava colocação, a dupla da Toyota andou em quarto por praticamente todo percurso para finalizar a especial em quinto lugar, deixando para trás nomes pesados e históricos do Dakar como Stéphane Peterhansel e Giniel de Villiers, este seu companheiro de equipe e ‘mentor’ na Toyota.
Fernando Alonso teve um dia muito mais positivo no Dakar (Foto: DPPI)
Em entrevista coletiva pouco depois do fim da especial, Alonso comemorou a reação. “Bem, foi um dia muito diferente de ontem. Este resultado, logicamente, nos alegra muito. Tivemos uma etapa sem muitos contratempos, com visibilidade muito boa”, disse.
 
“A etapa foi preciosa: os lugares por onde passamos são incríveis. Logicamente, passamos rápido demais para poder curtir, mas foi um dia muito feliz para nós”, destacou Alonso.
 
Uma das grandes dificuldades de Alonso na sua estreia no Dakar tem sido a respeito da areia enfrentada por conta do tráfego. Desta vez, porém, o espanhol destacou o fato de ter andado com o trecho limpo em praticamente todo o percurso.
 
“Cada vez que alcançávamos algum carro, acontecia algo: ou um pneu furado, ou então algum caminho perdido [dos concorrentes], e então voltávamos a ter uma boa visibilidade”, concluiu.
 
Nos resultados provisórios divulgados pela cronometragem do Dakar, Alonso e Coma subiram um pouco na classificação geral da prova: de 48º no dia anterior — por conta do enorme tempo perdido pelo problema na suspensão —, a tripulação ocupa a 32ª colocação.

Paddockast #46
OS 10 MELHORES PILOTOS DA DÉCADA

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.