Sotnikov herda vitória após punição a Karginov na 5ª etapa dos caminhões no Dakar

Dmitry Sotnikov estava longe da vitória, apenas em terceiro lugar. Mas os dois primeiros foram punidos após quinta etapa dos caminhões no Dakar 2021 e o russo herdou a vitória que o deixou cada vez mais líder no geral

5ª etapa – Riad – Al Qaisumah
Trecho de especial: 456 km
Deslocamentos: 203 km
Trecho total: 662 km

A quinta etapa do Dakar 2021 nos caminhões teve um novo vencedor após a bandeira quadriculada. Disputando o seu nono rali, Andrey Karginov venceu nesta quinta-feira (7), nos 662 quilômetros do evento de hoje, mas acabou punido em dois minutos e caiu para nono por exceder o limite de velocidade em uma zona de segurança. Com isso, a vitória entre Riad e Al-Qaisumah caiu no colo de Dmitry Sotnikov após 5h30min20s.

A prova começou com a liderança de Dmitry Sotnikov, que domina a classe nesta edição do rali. Logo depois, porém, Martin Macík assumiu a ponta da quinta etapa na Arábia Saudita.

Karginov, que tinha perdido tempo no início da especial, começou a recuperação na metade final da etapa, tirando dois minutos de desvantagem de Macík. Na última hora, o russo assumiu a liderança e passou a ampliar sua vantagem enquanto Aliaksei Vishneuski subia para o segundo lugar.

Andrey Karginov finalmente venceu uma etapa nos caminhões nesta edição do Dakar, mas foi punido e perdeu posições (Foto: Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Confira todas as informações do Dakar 2021. É aqui.

Após mais de cinco horas, Karginov foi o primeiro a concluir a prova, com dois minutos de vantagem para Vishneuski. Sotnikov foi o terceiro, com Anton Shibalov em quarto, seguido port Martin Soltys, Ales Loprais, Airat Mardeev, Ignacio Casale, Martín Macik e Gert Huzink fechando o top-10. Após o evento, no entanto, os dois primeiros foram punidos por excederem o limite de velocidade em zona de segurança e Sotnikov herdou a vitória.

Na classificação geral, Sotnikov segue confortável na liderança, com mais de 33 minutos de vantagem para Shibalov, o segundo colocado. Macik está em terceiro, seguido por Loprais, Mardeev, Casale, Vishneuski, Soltys, Van den Brink e Karginov — o vencedor da quinta etapa.

Nesta sexta-feira (8), os pilotos saem de Al Qaisumah com destino a Ha’il. Vão ser 448 quilômetros de especial, com mais 170 km de deslocamento, totalizando 618 km de evento.

Dakar 2021, Caminhões, Classificação geral após quinta etapa:

1D SOTNIKOV
R AKHMADEEV                    I AKHMETZIANOV
KAMAZ 20:16:18 
2A SHIBALOV
D NIKITIN                    I TATARINOV
KAMAZ 20:50:110:33:53
3M MACIK
F TOMASEK                    D SVANDA
BIG SHOCK 21:07:290:51:11
4A LOPRAIS
P POKORA                    K ALKENDI
INSTAFOREX LOPRAIS 21:18:431:02:25
5A MARDEEV
D SVISTUNOV                    A GALIAUTDINOV
KAMAZ 21:19:091:02:51
6I CASALE
A LEON                    D HOFFMANN
TATRA BUGGYRA 21:37:431:21:25
7A VISHNEUSKI
M NOVIKAU                   S SACHUK
MAS-SPORTAUTO 21:47:371:31:19
8M SOLTYS
D SCHOVANEK                    T IKOLA
TATRA BUGGYRA 21:47:381:31:20
9M VAN DEN BRINK
W DE GRAAF                   D KOZLOVSKY
MAMMOET 22:07:311:51:13
10A KARGINOV
A MOKEEV                  I LEONOV
KAMAZ 22:34:542:18:36

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube