Após abandono na quinta etapa, Loeb já admite que “talvez tenha perdido última chance” de vencer Rali Dakar

Sébastien Loeb reconheceu que o abandono na quinta etapa talvez tenha posto um fim definitiva à busca pela vitória no Rali Dakar. O francês foi forçado a se retirar da competição depois de um acidente, nesta quarta-feira (10), que provocou lesões em seu navegador, Daniel Elena

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Sébastien Loeb admitiu que talvez tenha perdido a última chance de vencer o Rali Dakar, depois do abandono da competição na quarta-feira (10), durante a quinta especial. Apresentando um desempenho forte nesta primeira semana da prova, o francês acabou fora após seu carro cair em um buraco e ficar preso entre dunas na etapa que saiu da cidade peruana de San Juan de Marcona em direção a Arequipa. 

 
O Peugeot #306 ficou atolado por quase três horas na areia e foi preciso ajuda para retirar o veículo do local. Mas a razão que forçou Loeb a abandonar foram as lesões sofridas por seu navegador, Daniel Elena, durante o acidente. 
 
Antes do início do Dakar, Sébastien já havia dito que via a edição 2018 como um "agora ou nunca" em termos de vitória. Agora, o gaulês já reconheceu que o objetivo se tornou incerto. "Talvez, porque, no momento, eu não pretendo voltar", afirmou Loeb aos jornalistas. "Vou continuar com a Peugeot em outras categorias, como o Ralicross. Então, por ora, não tenho mais chance de vencer o Dakar", completou.
Sébastien Loeb não tem planos de voltar ao Dakar (Foto: Florent Gooden / DPPI)
Falando sobre o acidente, o piloto de 43 anos contou que não havia como reduzir a velocidade por conta da areia fofa. Foi um começo muito complicado. A areia estava muito solta, e o carro simplesmente não subia as dunas. Ficamos presos mais ou menos uns 20 minutos. Aí conseguimos voltar e passamos a seguir as marcas deixadas pelos demais, o que nos ajudou muito", explicou.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

"Chegamos a um ponto em que havia outro concorrente parado na crista e, para não ter de parar enquanto estávamos subindo, passei direto, mas aí havia um buraco depois e não vimos. Nós acertamos com força. Não havia mais nada a se fazer depois, apenas esperar o caminhão de resgate. Daniel sofreu muita dor com o impacto. Nós até conseguimos terminar aquela parte, mas muito lentamente para não piorar as dores. Dada a lesão, ficamos sem outra opção a não ser abandonar", falou Loeb. Elena sofreu lesões no cóccix e recebeu atendimento no acampamento.
 
O multicampeão do Mundial de Rali não foi o único que sofreu com as dunas. O companheiro de equipe, Carlo Sainz, também perdeu muito tempo preso na areia, o que também ajudou a Stéphane Peterhansel abrir vantagem na liderança da competição entre os carros.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.