Após acidente grave no Dakar, piloto indiano acorda de coma induzido

CS Santosh, piloto indiano, se acidentou na quarta etapa do Dakar e, desde então, estava em coma induzido. Recuperado, ele acordou nesta sexta-feira

No triste dia em que Pierre Charpin, aos 52 anos, teve a morte confirmada, outro piloto que se acidentou de forma grave no Rali Dakar 2021 conseguiu escapar do pior: Chunchunguppe Shivashankar Santosh, que estava em coma induzido há nove dias, acordou e está bem.

Indiano, CS Santosh passou por uma forte queda na quarta etapa do Dakar, no dia 6 de janeiro, e sofreu um ombro direito deslocado e um trauma na cabeça. Ele foi mantido em coma induzido até que se recuperasse completamente da lesão craniana.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Confira todas as informações do Dakar 2021. É aqui.

CS SANTOSH; DAKAR; DAKAR 2021;
CS Santosh está fora de perigo depois do acidente sofrido no Dakar 2021 (Foto: Ishaan Bhataiya/Red Bull Content Pool)

O piloto da Hero Motorsports não tem lesões no cérebro e, ao acordar, reconheceu imediatamente a mãe. Ele segue num hospital da Índia, para onde foi transferido do Hospital Alemão-Saudita, em Riad, no último domingo.

Santosh competiu entre as motos. Sua queda aconteceu na mesma região onde, no ano passado, Paulo Gonçalves, que também defendia a Hero, sofreu um acidente fatal. O piloto lusitano era uma das estrelas do Dakar, sendo vice-campeão em 2015. Gonçalves morreu no dia 12 de janeiro de 2020, aos 40 anos.

Segundo relatos do piloto holandês Paul Spierings, o primeiro a socorrer Santosh após o acidente, foi preciso fazer uma reanimação cardiorrespiratória no competidor.

“Parei minha moto e apertei o botão de emergência. Depois, fui animá-lo e depois de 15 minutos chegaram três helicópteros da organização. Nesse momento, vi que ele voltou a ter os batimentos cardíacos. Foi um alívio. Pude trabalhar bem porque sabia o que fazer, mas nunca havia ressuscitado ninguém na vida real”, contou o piloto ao site Rally Maniacs.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube