Após acidente, Roma recupera Mini, mas é impedido de seguir no Dakar por ter perdido waypoints do 10º estágio

Depois de ter sofrido um acidente no estágio entre Calama e Salta, Nani Roma conseguiu preparar o Mini para continuar na prova, mas foi impedido pela organização do Rali Dakar. Espanhol não pôde largar para a 11ª especial por ter perdido vários waypoints do dia anterior

A edição 2015 do Rali Dakar terminou mais cedo para Nani Roma. Campeão de 2014, o espanhol teve um início de competição para lá de difícil, mas depois de mostrar sinais de recuperação, viu sua prova terminar por conta de um acidente na especial entre Calama e Salta, realizada no dia 14.
 
Na décima etapa, Nani sofreu um acidente por conta de um erro no roadbook, que não marcava um buraco que acabou por catapultar o Mini #300. Ilesos mesmo após terem capotado, Roma e o navegador Michel Périn esperaram pelo veículo de assistência, que reparou o carro.
Nani Roma deixou o Dakar com três etapas para o fim da edição 2015 (Foto: Florent Gooden/DPPI)
Stop & Go: Jean Azevedo

Ao invés de seguirem pela rota programada, entretanto, Roma e Périn voltaram para o acampamento pelo caminho mais curto e perderam vários waypoints, postos de controle pré-definidos pela organização da prova.

 
A dupla #300 chegou ao acampamento em Salta às 22h45 e os mecânicos trabalharam durante toda a noite para aprontar o carro.
 
A organização do Dakar colocou Roma na lista de abandonos, mas a Mini apelou da decisão — um procedimento normal no Dakar. O piloto chegou a se dirigir para o ponto de largada rumo a Termas de Río Hondo, mas foi impedido de seguir na competição.
 
“É uma pena acabar desta forma, porque eu teria gostado de chegar em Buenos Aires depois de tudo que passamos”, disse Roma. “Minha equipe trabalhou muito duro durante a noite para que pudéssemos largar hoje, mas a organização não deixou”, explicou.
 
“Ontem, para chegar ao acampamento, pulamos vários waypoints e, por isso, nos excluíram da corrida”, relatou. “Já estávamos preparados para largar quando nos disseram que estávamos fora. Foi um final triste”, lamentou.
 
Sem querer polemizar, Nani evitou subir o tom, mas lamentou que os mecânicos tenham passado a noite trabalhando para nada.
Campeão de 2014, Nani Roma não teve vida fácil no Dakar (Foto: Monster Energy X-Raid Team)
“São coisas que acontecem e é melhor não remoer muito. O que mais me dói é que o trabalho dos 15 mecânicos da minha equipe durante toda a noite para deixar o Mini pronto não serviu para nada”, declarou. “Mas está claro que depois do mal que começamos, este Dakar não podia terminar bem para nós”, ponderou. 
 
O espanhol, no entanto, não economizou criticas ao roadbook. “Não estava bem feito e o buraco onde caímos não estava sinalizado”.
 
“Isso é grave, já que podia ter acontecido uma tragédia”, frisou. “Nós fomos os primeiros a passar e fomos engolidos. Por sorte, não nos machucamos e pudemos alertar aos demais do perigo. São coisas que não deveriam acontecer, menos ainda em uma corrida como o Dakar”, concluiu.

#GALERIA(5183)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.