Após Dakar “extenuante”, Varela assume que “esperava mais” do que 9° lugar

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin não conseguiram repetir os bons resultados de 2018 e 2019 nos UTVs do Dakar, e não esconderam que gostariam de uma posição melhor que o nono lugar ao final da prova na Arábia Saudita

Campeões em 2018 e terceiros em 2019, Reinado Varela e Gustavo Gugelmin não alcançaram tais resultados no Rali Dakar deste ano, na Arábia Saudita. Entre os UTVs, ficaram com a nona colocação – Casey Currie foi o campeão inédito

Eles chegaram a vencer duas especiais neste ano, incluindo a que encerrou a prova na última sexta-feira. E isso amenizou um pouco os problemas enfrentados na campanha, mas não tirou totalmente o tom de lamentação.

"Eu vou dizer que a gente esperava mais neste Dakar. Mas esta prova é tão extenuante que a gente fica feliz só de terminar", comentou Varela.

“Nós chegamos aqui embalados pelos resultados nos dois anos anteriores, com o título de 2018 e o bicampeonato escapando da gente no final da prova de 2019 devido a uma quebra. Mas este ano tivemos muitas dificuldades e problemas, que nos tiraram a chance de brigar pela ponta. Mostramos que seríamos competitivos e lutaríamos pela vitória na geral vencendo duas especiais. Acho que somando tudo, fomos até que muito bem", completou o piloto.

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin (Foto: Marian Chytka)

Entre os problemas citados pelos brasileiros está o insólito ocorrido na primeira etapa, quando a coluna de direção quebrou e eles conduziram o veículo com a improvisação de duas chaves de fenda.

"Esse momento já nos tirou do páreo pelo título. Caímos para 36º sexto na classificação, quase três horas atrás do líder em uma corrida na qual você briga por minutos para vencer. Era para termos abandonado a especial naquele momento, mas nos viramos e até fomos aplaudidos pela equipe na chegada daquele dia", contou Gugelmin.

"O roteiro deste ano teve muitas pedras de todos os tamanhos, causando abandonos em todas as categorias. O roteiro foi muito difícil, extremamente técnico, com muito foco na qualidade da navegação. Exigiu demais do equipamento e da tripulação. Com tudo isso, sim, a sensação de terminar é indescritível, é muito bom chegar ao final. Nós estamos felizes com o que conseguimos", concluiu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.