Rali

Após quase 24h, Dakar confirma vitória de chileno nos UTVs, e dupla brasileira assume vice-liderança

A quinta etapa do Rali Dakar foi confusa para os UTVs: demorou quase 24 horas para que a organização divulgasse o resultado oficial do trecho entre Tacna e Arequipa, no Peru - e o triunfo foi confirmado para o chileno Rodrigo Javier Moreno. A dupla brasileira de Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, atual campeã, assumiu o segundo posto na classificação
Warm Up / Redação GP, de São Paulo
5ª etapa – Tacna – Arequipa
Trecho de especial: 452 km
Deslocamentos: 262 km
Trecho total: 714 km

A sexta-feira (11) que marcou a quinta etapa do Rali Dakar terminou de forma confusa - tanto que o resultado da última categoria a passar pela linha de chegada, os UTVs, só foi divulgado na tarde deste sábado.

E, segundo a organização do Dakar, o triunfo ficou mesmo com o chileno Rodrigo Javier Moreno, que foi de fato o primeiro a alcançar o ponto final da especial. Em segundo ficou a dupla brasileira - e atual campeã da categoria - formada por Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, que assim assumiram a segunda colocação na classificação geral.

Perto do fim da etapa, o Dakar anunciou que, devido à forte neblina no Peru, a especial seria reduzida. Porém, como os UTVs chegaram mais de duas horas após os caminhões, penúltima categoria a terminar na sexta, não houve confirmação do resultado. Varela, por exemplo, afirmou que a etapa "entrou para a história".

"Sempre desencoraja um pouco quando a especial é paralisada. Mas a poeira estava tão grossa que eu não conseguia enxergar nada. Foi muito difícil, tinha poeira em todo lugar. Essa etapa deixará sua marca na história do Dakar", afirmou o brasileiro.
Bruno Varela e Maykel Justo (Foto: Duda Bairros/photosdakar.com)
Em um primeiro momento, a imprensa espanhola afirmou que Gerrard Farrés havia assumido a liderança, pois o corte em certo trecho da etapa favoreceria o europeu. Mas o Dakar, quase 24 horas após o chileno e os brasileiros finalizarem a especial, colocou os sul-americanos no topo da classificação.

Agora, Moreno aparece em vantagem, com 21h36min25s, 1min42s à frente de Varela - na quinta etapa, o chileno fechou em primeiro com 1min12s de vantagem. Farrés aparece em terceiro, mas a 14min de distância.

Os brasileiros Cristian Baumgart e Anberto Andreotti terminaram em quarto a etapa e aparecem em 9° no geral. Ainda no top-10, Marcos Baumgart e Kleber Cincea aparecem em 7°. Sergei Kariakin, que era o líder até a quarta etapa, agora é 4°, 28 minutos atrás dos líderes.
A classificação dos UTVs após cinco etapas, segundo a organização do Dakar (Imagem: Rali Dakar)