ASO divulga lista de inscritos para Rali Dakar de 2013 com presença de nove brasileiros

A lista divulgada pela Amaury Sport Organisation, empresa que promove o Dakar, tem a presença de nove brasileiros. Destaque para Marcos Baumgart e Kleber Cincea, que disputarão a prova pela primeira vez, e o retorno do lendário Lourival Roldan, inscrito como navegador 2 de Luis Barbery

Uma festa, realizada na noite da última terça-feira (20) em Paris, marcou o lançamento da 35ª edição do Dakar, o maior e mais importante rali cross-country do mundo, que será disputado entre 5 e 20 de janeiro. A ASO (Amaury Sport Organisation), empresa responsável por organizar e promover a competição, divulgou detalhes da rota, entre Lima, no Peru, e Santiago, capital chilena, passando pela Argentina, com descanso na cidade de San Miguel de Tucumán. A prova terá um recorde de 53 países representados.

A festa contou com a presença de autoridades de Argentina, Chile e Peru, além de Jean-Etienne, presidente da ASO, Etienne Lavigne, diretor do Dakar, e David Castera, diretor-esportivo da prova. Serão 459 veículos divididos em cinco categorias: motos, carros, quadriciclos, UTVs e caminhões.

Zanol vai disputar o Dakar de 2013 como piloto da equipe oficial da Honda (Foto: AP Photosport/ Team HRC)

Nesta lista prévia, nove brasileiros aparecem inscritos para o Dakar 2013, sendo dois deles nas motos. Felipe Zanol, campeão do Rali dos Sertões neste ano, integra a equipe oficial da Honda, que volta à prova após 23 anos de ausência. O mineiro vai disputar o Dakar com a moto de numeral 16. Jean Azevedo, já recuperado das fraturas nas costelas, sofridas no Sertões, vai competir com uma moto da KTM e usará o numeral 28.

Os grandes favoritos ao título nas motos são os mesmos de sempre: Cyril Després, atual campeão, Marc Coma, dono de três títulos do Dakar, e Helder Rodrigues, o número 1 da Honda, despontam como grandes candidatos ao triunfo deste ano. Outros bons valores correm por fora, como Jordi Viladoms, David Casteu e Francisco ‘Chaleco’ López, além do próprio Zanol.

A disputa dos carros terá duas duplas brasileiras, duas duplas que correrão com Mitsubishi. Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, duas vezes top-10 do Dakar (em 2010 e 2011), vão participar da competição, mas não mais com o Lancer e sim com o ASX, testado pela dupla no Marrocos. Spinelli e Haddad terão a companhia de outra dupla apoiada pela Mitsubishi no Brasil. Donos de longa experiência no Rali dos Sertões, Brasileiro Cross-country e Mitsubishi Cup, Marcos Baumgart e Kleber Cincea vão disputar pela primeira vez a competição.

Campeões do Rali dos Sertões nos UTVs em 2012, Bruno Sperancini e Thiago Vargas também vão disputar pela primeira vez o Dakar. Naturais de Minas gerais, os competidores vão para o deserto do Atacama para participar da disputa com um UTV de numeral 386 fabricado pela Polaris.

O nono brasileiro inscrito no Dakar 2013 é uma verdadeira lenda do cross-country. Lourival Roldan, um dos maiores expoentes do rali nacional, dono de sete participações no Dakar e outras 12 no Sertões, retornará ao maior do mundo como navegador. Roldan figura na lista oficial do Dakar como navegador 2 do boliviano Luís Barbery, que vai competir com um Toyota Hilux de numeral 424.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.