ASO divulga lista de inscritos para Rali Dakar de 2013 com presença de nove brasileiros

A lista divulgada pela Amaury Sport Organisation, empresa que promove o Dakar, tem a presença de nove brasileiros. Destaque para Marcos Baumgart e Kleber Cincea, que disputarão a prova pela primeira vez, e o retorno do lendário Lourival Roldan, inscrito como navegador 2 de Luis Barbery

Uma festa, realizada na noite da última terça-feira (20) em Paris, marcou o lançamento da 35ª edição do Dakar, o maior e mais importante rali cross-country do mundo, que será disputado entre 5 e 20 de janeiro. A ASO (Amaury Sport Organisation), empresa responsável por organizar e promover a competição, divulgou detalhes da rota, entre Lima, no Peru, e Santiago, capital chilena, passando pela Argentina, com descanso na cidade de San Miguel de Tucumán. A prova terá um recorde de 53 países representados.

A festa contou com a presença de autoridades de Argentina, Chile e Peru, além de Jean-Etienne, presidente da ASO, Etienne Lavigne, diretor do Dakar, e David Castera, diretor-esportivo da prova. Serão 459 veículos divididos em cinco categorias: motos, carros, quadriciclos, UTVs e caminhões.

Zanol vai disputar o Dakar de 2013 como piloto da equipe oficial da Honda (Foto: AP Photosport/ Team HRC)

Nesta lista prévia, nove brasileiros aparecem inscritos para o Dakar 2013, sendo dois deles nas motos. Felipe Zanol, campeão do Rali dos Sertões neste ano, integra a equipe oficial da Honda, que volta à prova após 23 anos de ausência. O mineiro vai disputar o Dakar com a moto de numeral 16. Jean Azevedo, já recuperado das fraturas nas costelas, sofridas no Sertões, vai competir com uma moto da KTM e usará o numeral 28.

Os grandes favoritos ao título nas motos são os mesmos de sempre: Cyril Després, atual campeão, Marc Coma, dono de três títulos do Dakar, e Helder Rodrigues, o número 1 da Honda, despontam como grandes candidatos ao triunfo deste ano. Outros bons valores correm por fora, como Jordi Viladoms, David Casteu e Francisco ‘Chaleco’ López, além do próprio Zanol.

A disputa dos carros terá duas duplas brasileiras, duas duplas que correrão com Mitsubishi. Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, duas vezes top-10 do Dakar (em 2010 e 2011), vão participar da competição, mas não mais com o Lancer e sim com o ASX, testado pela dupla no Marrocos. Spinelli e Haddad terão a companhia de outra dupla apoiada pela Mitsubishi no Brasil. Donos de longa experiência no Rali dos Sertões, Brasileiro Cross-country e Mitsubishi Cup, Marcos Baumgart e Kleber Cincea vão disputar pela primeira vez a competição.

Campeões do Rali dos Sertões nos UTVs em 2012, Bruno Sperancini e Thiago Vargas também vão disputar pela primeira vez o Dakar. Naturais de Minas gerais, os competidores vão para o deserto do Atacama para participar da disputa com um UTV de numeral 386 fabricado pela Polaris.

O nono brasileiro inscrito no Dakar 2013 é uma verdadeira lenda do cross-country. Lourival Roldan, um dos maiores expoentes do rali nacional, dono de sete participações no Dakar e outras 12 no Sertões, retornará ao maior do mundo como navegador. Roldan figura na lista oficial do Dakar como navegador 2 do boliviano Luís Barbery, que vai competir com um Toyota Hilux de numeral 424.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube