Atuais campeões, Varela e Gugelmin abrem Dakar 2019 com vitória e saem na frente nos UTVs

A dupla formada pelo piloto Reinaldo Varela e pelo navegador Gustavo Gugelmin, que comemoraram a vitória no Dakar do ano passado, abriram a edição 41 do mais popular rali de longa duração do mundo ganhando a etapa entre as cidades peruanas de Lima e Pisco. As duas brasileiras Marcos Baumgart/Kléber Cincea e Bruno Varela/Maykel Justo terminaram nas primeiras dez colocações

1ª etapa – Lima – Pisco 
Trecho de especial: 84 km
Deslocamentos: 247 km
Trecho total: 331 km
 
A competição dos UTVs na 41ª edição do Rali Dakar teve início nesta segunda-feira (7) e foi bastante positiva para Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin. Os atuais campeões do Dakar começaram a disputa com um passo imponente para voltarem a se afirmar como candidatos à luta pela vitória geral. Completaram a especial entre Lima e Pisco em 1h11min13s a bordo do veículo da Can-Am.
 
O domínio de Varela e Gugelmin durou o dia todo. A dupla liderou em todas as áreas de contagem da especial e conseguiram abrir um pouco mais de vantagem no trecho final, após passar na última marcação com uma vantagem de 19s.
 
A segunda colocação ficou com a dupla chilena Francisco López Contardo e Álvaro Juan Quintanilla, que fecharam 1min27s atrás. 
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin (Foto: Dakar)

As posições três e quatro ficaram para competidores que contam com o selo de lendas do Dakar: Gérard Farres Guell/Daniel Oliveiras Carreiras e Ignácio Casale/Americo Aliaga, respectivamente 2min32s e 3min39s atrás.

A quinta colocação foi de Rodrigo Javier Piazzoli/Jorge Gabriel Díaz, que passou 3min44s atrás, e da dupla novato formada pelo norte-americano Casey Currie e pelo espanhol Rafael Tornabell Córdoba, 4min55 depois dos líderes da etapa. 

 
Outras duas duplas brasileiras se colocaram no top-10 da etapa: Marcos Baumgart e Kléber Cincea, da X-Rally Team, chegaram na sétima posição com o tempo idêntico ao de Currie e Córdoba. Bruno Varela/Maykel Justo, da Varela Rally Team, ocupou o décimo posto, 6min38s dos primeiros colocados. 
Os UTVs da X-Rally Team (Foto: Divulgação/X-Rally Team)
O navegador Lourival Roldan, que venceu o Dakar em 2017 e compete nesta edição ao lado do português Migual Jordao, terminou no 11º posto. Cristian Baumgart/Alberto Andreotti, também da X Rally Team, chegaram no 17º posto. 
 
A segunda etapa do Dakar 2019 vai levar os pilotos da cidade de Pisco até San Juan de Marcona.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.