1ª ETAPA | 4 de janeiro |
Buenos Aires (ARG) a Villa Carlos Paz (ARG) |
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Deslocamento inicial: 144 km |
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Trecho cronometrado: 175 km |
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Deslocamento final: 519 km |
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Percurso total: 838 km |
Após as motos e os carros, em seguida foi a vez dos quadriciclos completarem a especial entre Buenos Aires a Villa Carlos Paz, na Argentina. O chileno Ignacio Casale, da Yamaha, tomou a frente para completar a etapa deste domingo (4) em 1h37min08s.
Na verdade muito pouco mudou em relação a como a competição terminou em 2014. Casale foi o campeão com o polonês Rafal Sonik logo atrás. Sonik também foi o segundo colocado na etapa, ficando 1min10s atrás do rival.
Os quadriciclos Yamaha dominaram completamente a etapa, também ficando com as posições três e quatro. Os uruguaios Sergio Lafuente e Mauro Almeida ocuparam os espaços a respectivamente 1min11s e 2min56 do líder.
A dominação sul-americana do primeiro dia ainda foi completada com um quarto nome no top-6, o do argentino Jeremías González Ferioli, também com um Yamaha. O top-10 teve oito pilotos de Yamaha e dois de Honda.
Ignacio Casale venceu a primeira etapa do Dakar 2015 (Foto: Gigi Soldano/DPPI)
"O estágio foi muito bom e bem rápido. Acredito que eu fui bem. Eu estava tranquilo, apesar de que teria matado o quadriciclo para conseguir uma velocidade de pico maior, mas vamos ver. Tive de me tranquilizar próximo ao fim para preservar a hora da decisão. A corrida começa agora e estou ansioso para dar tudo que posso", disse o chileno.
O único brasileiro na competição, André Suguita ficou apenas na 44º e penúltima colocação. Seu tempo foi de 2h18min22s.
Todos os 45 participantes que largaram chegaram ao destino, 175km de trecho cronometrado depois.
A segunda etapa larga às 6h45 (de Brasília) desta segunda-feira e vai viajar um trecho cronometrado bem mais longo de 518km, mais uma conexão de 26km, entre as cidades de Villa Carlos Paz e San Juan, também na Argentina.
Dakar 2015, Quadriciclos, Buenos Aires-Villa Carlos Paz, Etapa 1:
1 |
250 |
IGNACIO CASALE |
CHI |
XC RALLY TEAM
YAMAHA |
1:37.080 |
|
2 |
251 |
RAFAL SONIK |
POL |
SONIK TEAM
YAMAHA |
1:38.150 |
+1.070 |
3 |
252 |
SERGIO LAFUENTE |
URU |
JIANMING
YAMAHA |
1:38.310 |
+1.230 |
4 |
273 |
MAURO ALMEIDA |
URU |
CHARRUA
YAMAHA |
1:39.490 |
+2.410 |
5 |
253 |
MOHAMMED ABU-ISSA |
CAT |
MAXXIS
HONDA |
1:40.110 |
+3.030 |
6 |
261 |
JEREMÍAS GONZÁLEZ FERIOLI |
ARG |
RAPTOR 700
YAMAHA |
1:40.570 |
+3.490 |
7 |
256 |
NELSON AUGUSTO SANABRIA GALEANO |
PAR |
SANABRIA
YAMAHA |
1:42.320 |
+5.240 |
8 |
255 |
SEBASTIAN HALPERN |
ARG |
MENDOZA
YAMAHA |
1:42.480 |
+5.400 |
9 |
262 |
SERGEI KARYAKIN |
RUS |
HONDA |
1:43.530 |
+6.440 |
10 |
254 |
VICTOR MANUEL GALLEGOS LOZIC |
CHI |
XC RALLY TEAM
YAMAHA |
1:44.260 |
+6.450 |
44 |
295 |
ANDRÉ SUGUITA |
BRA |
MAZZUCCO
KTM |
2:18.220 |
+41.140 |
O SÉTIMO DAKAR NA AMÉRICA DO SUL
Chega janeiro, e junto dele chega o maior rali do planeta: o Dakar. A sétima edição realizada em solo sul-americano tem neste domingo a largada para a competição de fato. A chegada, marcada para o dia 17 de janeiro, também acontecerá na capital argentina. Um total de 665 competidores, de 53 nacionalidades diferentes, se inscreveu para a edição de 2015 do Dakar. Dentre eles estão cinco brasileiros: Jean Azevedo, Guilherme Spinelli, Youssef Haddad, André Suguita e Eduardo Sachs.
Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.
Argentinos tomam ruas de Buenos Aires para largada promocional.
HÜLK: CARROS FICARAM MAIS DIFÍCEIS EM 2014
A temporada de Nico Hülkenberg foi até acima do esperado. O piloto da Force India pontuou nas dez primeiras provas do ano e foi o principal chamariz da equipe em sua melhor temporada desde que foi criada. Mas as coisas não foram tão tranquilas com o novo V6 turbo. Segundo Hülkenberg, guiar o carro que a F1 passou a usar em 2014 é mais difícil que os impulsionados pelos V8 aspirados que eram utilizados até 2013. Para o alemão tem sido mais complicado guiar em 2014 especialmente por causa da diminuição de downforce.
Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.
MELHORES DO ANO
E assim, como num passe de mágica, 2014 passou. Foi rápido mesmo. Se Vettel decepcionou, a Mercedes dominou e o medo de acidentes fatais voltou à F1; se a Ganassi não correspondeu e Will Power fez chegar o dia que parecia inalcançável; se Márquez deu mais um passou para construir uma dinastia; se Rubens Barrichello viveu sua redenção, tudo isso é sinal das marcas de 2014 no automobilismo. Para encerrar e reforçar o que aconteceu no ano, a REVISTA WARM UP volta a eleger os melhores do ano.
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