Atual campeão, Price abre Rali Dakar 2020 com vitória nas motos

A edição de 2020 começou com o longo trecho entre Jeddah e Al Wajh e a vitória de Toby Price nas motos. Já nos quadriciclos, triunfo do dia foi do chileno Ignacio Casale

1ª etapa – Jeddah – Al Wajh
Trecho de especial: 319 km
Deslocamentos: 433 km
Trecho total: 752 km
 
 
A competição de motos do Rali Dakar 2020 na Arábia Saudita começou como terminou a edição anterior, no Peru: com Toby Price na liderança. O piloto australiano da KTM assumiu a liderança de vez entre o segundo o terceiro ponto de checagem para não mais perder. É um começo promissor para o bicampeão da prova.
 
"Não foi tão tranquilo quanto eu queria, mas felizmente o Matthias Walkner saiu um pouco da trilha, e eu aproveitei e entrei atrás dele e consegui parar de me enrolar com os mapas", afirmou o vencedor ao site inglês 'Motorsport.com'. 
Toby Price (Foto: Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool)
Quem finalizou o dia como maior perseguidor de Price foi o norte-americano Ricky Brabec, da Honda, que terminou 2min05s atrás. Brabec fora o líder nas duas primeiras passagens em pontos de checagem, mas perdeu força e chegou a cair para sétimo antes de voltar ao segundo lugar. 
 
Foi Walkner, salvador de Price e companheiro de KTM, quem terminou na terceira colocação, apenas 2min40s atrás do australiano. Kevin Benavides, Sam Sunderland, Pablo Quintanilla, Joan Barreda Bort, Andrew Short e Adrien van Beveren, esse último 9min52s atrás do líder, fecharam o top-10. 
Ignacio Casale (Flavien Duhamel/Red Bull Content Pool)
Outro campeão abre na frente nos quadriciclos
 
Assim como Price nas motos, foi o bicampeão Ignacio Casale quem começou o Dakar puxando a fila nos quads. O chileno liderou a especial inicial de cabo a rabo e encerrou em 4h17min37s. 
 
Grande rival de Casale nos últimos anos, Rafal Sonik terminou 5min36s atrás, na segunda colocação, enquanto Tomáš Kubiena, Giovanni Enrico, Manuel Andujar, Simon Vitse, Kamil Wisniewski, Alexander Giroud, Toni Vinigut e Leonardo Martínez fecharam o top-10. O boliviano Martínez, contudo, já está 49min18s atrás de Casale. Campeão de 2019, o argentino Nicolas Cavigliasso, não está no Dakar.
 
O rali segue na segunda-feira, no trecho entre Al Wajh e Neom. Serão 393 km totais, dentre os quais 367 km de especial.
 

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.