Barreda e Faria dividem liderança nas motos em prólogo do Dakar 2016. Ten Brinke surpreende nos carros

Joan Barreda e Ruben Faria começaram com o pé direito a edição 2016 do Rali Dakar, dividindo a liderança com a mesma marca. Bernhard ten Brinke/Tom Colsoul surpreendeu os favoritos nos carros e marcou a melhor marca do prólogo, enquanto Ignacio Casale foi o melhor dos quadris

Os competidores fecharam a primeira jornada do dia que marcou a abertura do Rali Dakar 2016 na tarde deste sábado (2), com um curto percurso de trecho cronometrado de 11 km. O prólogo que sucedeu o trecho de deslocamento entre Buenos Aires e Rosário viu surpresas entre os carros e favoritos aparecendo bem nas motos e nos quadris.
 
Após a largada promocional em Tecnópolis, os pilotos dos quadris seguiram para o trecho curto e rápido de 11 km para cumprir o percurso. E Ignacio Casale marcou um bom tempo: 7min14s, apenas 5s mais rápido que o campeoníssimo argentino Marcos Patronelli. Pablo Copetti, também argentino, completou o top-3 do prólogo nos quadriciclos. Alejandro Patronelli, que volta ao Dakar em 2016, marcou o quarto tempo da disputa deste sábado, enquanto Lucas Bonetto, outro argentino, fechou o rol dos cinco primeiros colocados.
 
Destaque para a participação de Marcelo Medeiros. O maranhense, que traz na bagagem muita experiência em provas cross-country e títulos no Rali dos Sertões, faz em 2016 sua estreia no Dakar. Com um quadri Yamaha, o brasileiro completou o prólogo com um bom oitavo lugar, ficando a apenas 12s do líder Casale.
 
Já o campeão Sonik fechou o prólogo se colocando em um modesto 14º lugar, com uma diferença de 23s em relação ao vencedor da etapa que abriu o maior rali do mundo.
Joan Barreda, catalão como Coma, começou na frente o Dakar (Foto: Getty Images)
Nas motos, um absurdo equilíbrio para abrir os trabalhos: após os 11 km de prólogo, Joan Barreda e Ruben Faria simplesmente fecharam o dia com as mesmas marcas, de 6min27s, dividindo a primeira colocação.
 
A terceira posição ficou com mais um bom piloto português: Helder Rodrigues, apenas 3s atrás da dupla, foi o melhor da Yamaha. Companheiro de time, Adrien Van Beveren ficou 1s atrás, em quarto. Michael Metge completou o grupo dos cinco mais velozes do curto trajeto.
 
Os demais pilotos que apareceram nos dez primeiros lugares não ficaram mais de 13s distantes de Barreda. São eles: Kevin Benavides, Gerard Farres, Pablo Quintanilla, Stefan Svitko e Jordi Viladoms
Ruben Faria começou liderando ao lado de Joan Barreda (Foto: Husqvarna)
Na disputa dos carros, Bernhard ten Brinke/Tom Colsoul apareceu para surpreender e colocar a Toyota em primeiro, completando o prólogo em 6min08s. Ao lado do navegador Lucas Cruz, Carlos Sainz foi o segundo colocado na prova, 3s mais lento que o líder.
 
Xavier Pons/Adrian Torlaschi Ricardo foi outra boa surpresa do dia, completando o prólogo em terceiro, na frente dos atuais campeões Nasser Al-Attiyah (QAT)/Matthieu Baumel, que estão 5s atrás dos líderes.
 
Por causa de um grave acidente que feriu quatro torcedores envolvendo a pilota chinesa Guo Meiling, a direção de prova resolveu cancelar o prólogo dos caminhões.
 
Foi apenas um aperitivo do que está por vir. O domingo reserva um trecho bem mais longo e desafiador aos pilotos, que vão enfrentar a passagem entre Rosário e Villa Carlos Paz, em Córdoba.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.