Barreda é punido em Jujuy, perde terceira etapa e cai para quinto no Dakar. Benavides herda vitória e Svitko vira líder

A direção do Dakar 2016 puniu Joan Barreda Bort com o acréscimo de um minuto em seu tempo de prova na etapa desta terça-feira em razão de excesso de velocidade num trecho monitorado entre Termas de Río Hondo e Jujuy. Assim, Kevin Benavides tornou-se o primeiro argentino a vencer uma especial do Dakar nas motos. Stefan Svitko assumiu a liderança da prova

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Durou pouco a alegria de Joan Barreda Bort por conta da vitória na terceira etapa do Dakar e da conquista da liderança na classificação geral da disputa das motos. Nesta terça-feira (5), o espanhol liderou a trinca da Honda e venceu bem a especial disputada entre Termas de Río Hondo e Jujuy, no noroeste da Argentina, e tomou a ponta, que até então era de Toby Price. Mas uma punição por excesso de velocidade em trecho monitorado pela direção de prova resultou numa punição de 1 minuto para Barreda. Assim, o Dakar tem um novo líder nas motos: o eslovaco Stefan Svitko.
 
A vitória na especial desta terça-feira acabou sendo herdada pelo argentino Kevin Benavides, da Honda South America. O jovem de 26 anos tornou-se assim o primeiro piloto do seu país a vencer uma especial do Dakar na competição das motos. A Honda, mesmo com o revés em torno da punição imposta a Barreda, ainda levou a dobradinha, com Paulo Gonçalves subindo para segundo lugar. Antoine Meo, francês da KTM, completou o top-3 da disputa.
Stefan Svitko é o novo líder do Rali Dakar nas motos após a punição imposta a Barreda (Foto: Getty Images)
Svitko também ganhou uma posição e subiu para quarto lugar, enquanto Barreda caiu de líder da etapa para quinto. Um prejuízo que não foi tão grande no que diz respeito à sua condição de postulante ao título.
 
O eslovaco da KTM assumiu a liderança geral do Dakar e tem 6h27min04s como tempo total de prova. Benavides, um dos bons destaques da competição neste começo de rali, agora é o segundo colocado, 34s à frente do piloto da montadora austríaca. Barreda caiu para terceiro, agora 46s atrás de Svitko.
 
Outros pilotos do rol dos ponteiros também foram punidos na jornada que chegou a Jujuy. Pablo Quintabilla, chileno da Husqvarna, e Olivier Pain, da KTM, foram sancionados pela direção da prova e perderam terreno em relação aos primeiros colocados, no que alterou a ordem da classificação geral.
 
Gonçalves agora é o quarto colocado, à frente do francês Alain Duclos, da Sherco. Matthias Walkner, austríaco da KTM, continua em sexto lugar, à frente de Quintanilla e Ruben Faría. Toby Price, que terminou o dia em décimo na classificação geral, despencando em relação ao começo da etapa, quando abriu a disputa como líder, ganhou uma posição com a punição imposta ao espanhol Juan Pedrero Garcia, fechando em nono, logo adiante do piloto ibérico da Sherco.
 
Jean Azevedo se recuperou do tombo sofrido no começo da especial da última segunda-feira, subiu de 45º para 43º na especial desta terça-feira, mas manteve o 124º lugar na classificação geral do Dakar, que será retomado amanhã com a disputa de uma etapa em laço em Jujuy.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

PADDOCK GP EDIÇÃO #11: ASSISTA JÁ

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.