Caminhões: Rússia domina e vence com trio de Karginov, mas liderança do Dakar segue com De Rooy

Trio formado por Karginov/Mokeev/Devyatkin voltou a triunfar e completou nono estágio em 4h58min09s, diminuindo a vantagem de De Rooy/Colsoul/Rodewald na classificação geral para 13min28s. Nikolaev/Yakovlev/Rybakov completaram as três primeiras posições

9ª etapa  
Calama (CHI) – Iquique (CHI)  
Deslocamento: 37 km  
Trecho cronometrado: 422 km  
Percurso total: 459 km

A Rússia voltou a dar as cartas na nona especial da edição de 2014 do Rali Dakar. Nesta terça-feira (14), mais uma vez, a vitória ficou com Andrey Karginov/Andrey Mokeev/Igor Devyatkin. O trio da Kamaz completou o trecho entre Calama e Iquique, no Chile, em 4h58min09s, com segura vantagem de 19min07s para o trio líder da classificação geral, Gerard de Rooy/Tom Colsoul/Darek Rodewald, da Iveco.
 
Nas duas posições seguintes, mais dois trios do Leste: Eduard Nikolaev/Evgeny Yakovlev/Vladimir Rybakov e Dmitry Sotnikov/Vyatcheslav Mizyukaev/Andrey Aferin, todos também da Kamaz, ficaram em terceiro e quarto lugares, respectivamente.
Andrey Karginov no Rali Dakar (Foto: Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool)
O top-5 do nono estágio, a exemplo de boa parte dos anteriores, foi fechado por Ales Loprais/Serge Bruynkens/Radim Pustejovsky, da Tatra. O trio tcheco-belga, contudo, chegou a Iquique com 40min05s de atraso em relação aos vencedores da etapa.
 
Na soma dos tempos, a equipe de De Rooy segue na liderança, com o tempo total de 36h37min45s. Karginov, que busca recuperação junto com seu time, aparece no segundo lugar e continua se aproximando da trupe da Iveco – a diferença caiu para 13min28s.
 
Nikolaev/Yakovlev/Rybakov está na terceira posição, com Sotnikov/Mizyukaev/Aferin em quarto e Loprais/Bruynkens/Pustejovsky isolado na quinta colocação.
 
Rali Dakar 2014, caminhões, resultados após 9 estágios:
1 Gerard DE ROOY HOL Iveco 36:37:45 9 estágios  
Tom COLSOUL BEL  
Darek RODEWALD HOL  
2 Andrey KARGINOV RUS Kamaz +13:28    
Andrey MOKEEV RUS    
Igor DEVYATKIN RUS    
3 Eduard NIKOLAEV RUS Kamaz +1:21:41    
Evgeny YAKOVLEV RUS    
Vladimir RYBAKOV RUS    
4 Dmitry SOTNIKOV RUS Kamaz +1:33:07    
Vyatcheslav MIZYUKAEV RUS    
Andrey AFERIN RUS    
5 Ales LOPRAIS TCH Tatra +2:09:25    
Serge BRUYNKENS BEL    
Radim PUSTEJOVSKY TCH    

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube