Carros: em final emocionante, Roma toma liderança de Peterhansel e conquista título do Rali Dakar 2014

Dupla Roma/Perin havia perdido a liderança para Peterhansel/Cottret na penúltima especial e abriu último dia do Dakar com 26s de desvantagem para o duo francês. Apesar disso, combinação de resultados do estágio entre La Serena e Valparaíso, no Chile, foi favorável ao espanhol, que leva taça dez anos depois de ser campeão nas motos

 
13ª etapa
La Serena (CHI) – Valparaíso (CHI)
Deslocamento: 378 km
Trecho cronometrado: 157 km
Percurso total: 535 km
 


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Em um desfecho emocionante, a dupla Nani Roma/Michel Perin ficou com o título da edição de 2014 do Rali Dakar entre os carros. Os representantes da Mini #304 perderam a liderança no penúltimo estágio e abriram o último dia da competição, no trecho entre La Serena e Valparaíso, no Chile, na segunda posição, segundos atrás dos companheiros de equipe Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret.

O embate entre as duas duplas da Mini rendeu polêmica na última quinta-feira (16), por conta de uma ordem de equipe que recomendou a ambos que permanecessem nas posições onde estavam – Roma em primeiro, Peterhansel em segundo. Stéphane, furioso, contrariou a imposição e partiu para o duelo aberto com o espanhol, assumindo a liderança na véspera da decisão.

Nani Roma e Michel Perin celebram título do Dakar 2014 (Foto: Reprodução/Twitter)


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Neste sábado (18), contudo, as coisas não deram certo para o duo francês, que cruzou a linha de chegada apenas na 13ª colocação após problemas durante o trajeto cronometrado de 157 km. Com isso, a quarta posição bastou a Roma para que seu primeiro título fosse assegurado, com a pequena vantagem de 5min38s para os vice-campeões.

 
A vitória no último dia do Dakar ficou com Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz, colocando a Toyota no topo da tabela pela primeira vez na edição de 2014 da prova. Krzysztof Holowczyc/Konstantin Zhiltsov, da Mini, fechou no segundo lugar, com Vladimir Vasilyev/Vitaliy Yevtyekhov em terceiro. Orlando Terranova/Paulo Fiuza ficaram no top-5.
 
No agregado, além da vitória de Roma – conquistada dez anos após seu título do Dakar nas motos – e do vice-campeonato de Peterhansel, Nasser Al-Attiyah/Lucas Cruz completaram a trifeta da Mini, com De Villiers/Von Zitzewitz em quarto e Terranova/Fiuza em quinto. As duplas brasileiras Guilherme Spinelli/Youssef Haddad e Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, da Mitsubishi Petrobras, não completaram o rali.
 
Rali Dakar 2014, carros, resultado final:
1 Nani ROMA ESP Mini   50:44:58 12 estágios
Michel PERIN FRA  
2 Stéphane PETERHANSEL FRA Mini   +5:38  
Jean-Paul COTTRET FRA    
3 Nasser AL-ATTIYAH CAT Mini   +56:52  
Lucas CRUZ ESP    
4 Giniel DE VILLIERS AFS Toyota   +1:19:07  
Dirk von ZITZEWITZ ALE    
5 Orlando TERRANOVA ARG Mini   +1:27:44  
Paulo FIUZA POR    

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.