Categorias ‘irmãs’, quadris e UTV’s vivem momentos distintos na edição 2012 do Rali dos Sertões

No Brasil, disputa entre quadriciclos não vingou. Lista de inscritos para a edição de 2012 conta com apenas nove participantes, todos eles brasileiros


Desde 2009, quando o Dakar é realizado na América do Sul, três das quatro competições nos quadriciclos foram vencidas por sul-americanos: os irmãos argentinos Marcos (em 2010) e Alejandro Patronelli, campeão nos dois últimos anos. No Brasil, no entanto, já dá pra dizer que os quadris não vingaram. Disputada no Rali dos Sertões desde 2005, a prova tem como maior vencedor Robert Nahas, único bicampeão da modalidade. No ano passado, a vitória coube ao cearense Tom Rosa, que liderou o pelotão de dez inscritos.
 

Tom Rosa foi o campeão dos Sertões no ano passado (Foto: DIvulgação)


Para a histórica edição do Rali dos Sertões em 2012, o grid dos quadriciclos é ainda menor: são nove os inscritos, todos brasileiros, com destaque para o próprio Rosa, que estampará o número 101 e vai lutar pelo bi com um Yamaha. O cearense larga como grande favorito, mas terá de enfrentar Marcelo Medeiros como seu principal adversário.

Uma das razões para a baixa dos quadris no Sertões 2012 é a entrada dos UTV’s, que entra como categoria experimental na edição deste ano. Os UTV’s são derivados dos quadriciclos, mas são protegidos por gaiolas e têm espaço para um navegador. Dessa forma, muitos pilotos que disputaram a prova nos últimos anos nos quadris acabaram migrando para os UTV’s, caso de Nahas, Carlo Collet e André Suguita.

Em sua primeira vez no Sertões, os UTV’s já conseguiram atrair mais pilotos que a categoria quadriciclos. São 12 os inscritos neste novo certame. Além dos já citados, destaque para dois pilotos que regularmente correm na Porsche Cup, mas que também já disputaram o Sertões outras vezes, nas motos: Carlinhos Ambrósio, que compete ao lado do navegador Dionízio Silva Neto, e Sylvio de Barros, campeão da categoria Challenge, tendo como copiloto Pipo Mirone.

Na teoria, o grande favorito ao título dos UTV’s é Bruno Sperancini, atual líder do campeonato brasileiro. Contudo, em uma categoria nova, nem mesmo a colombiana Martha Marino pode ser descartada da briga pela vitória na etapa final, em Fortaleza. Tudo está aberto na nova categoria do Sertões.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.