Chinesa perde controle de carro durante primeiro dia do Dakar 2016 e atropela espectadores na Argentina

Segundo informações veiculadas pelo diário ‘Clarín’, de Buenos Aires, a chinesa Guo Meiling perdeu o controle do seu Mini durante o prólogo de 11 km que marcou o início do Dakar 2016 e acabou atropelando dez pessoas. Ao menos três delas estão em estado grave

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O Dakar 2016 mal começou, mas um grave acidente já marcou a prova que teve sua largada realizada na tarde deste sábado (2), em Buenos Aires. Os competidores de motos, carros, quadriciclos e caminhões tiveram pela frente um curto prólogo de 11 km que abriu a disputa. Mas neste trajeto, a chinesa Guo Meiling perdeu o controle do seu Mini John Cooper Works ao passar por um salto após cruzar uma reta e acabou por atropelar dez pessoas que acompanhavam a prova perto da pista.
 
Segundo informa o diário argentino ‘Clarín’, ao menos três espectadores estão em estado grave. O acidente ocorreu na chamada rota 8, a poucos quilômetros de Arrecifes, perto de onde se encerraria a jornada deste sábado, por volta das 18h locais, 19h pelo horário brasileiro de verão.
Guo Meiling ao lado do navegador Min Liao na largada do Dakar antes do acidente neste sábado (Foto: Reuters)
Meiling é a primeira chinesa a participar do Dakar. Nascida em Shandong, a pilota tem 47 anos e conta com experiência em ralis locais na China. A pilota é uma das inscritas pela equipe alemã X-Raid, a atual vencedora do Dakar com Nasser Al-Attiyah.
 
Ainda segundo o ‘Clarín’, as primeiras informações dão conta de que, entre os espectadores gravemente feridos, estão uma criança e uma mulher grávida. Porém, posteriormente, o secretario de saúde de Arrecifes, Carlos Mondino, deixou claro que "não há mortos", mas confirmou que há feridos em estado grave. "Queremos tranquilizar que não há pessoas mortas, mas tenho de reiterar que várias estão em estado grave", disse Mondino, confirmando que dois dos feridos com gravidade são pai e filho e moram em Pilar e, por conta dos ferimentos, serão transferidos para o hospital Austral, em Buenos Aires. A mulher grávida se encontra fora de perigo, bem como seu bebê.
 
Em razão do grave acidente, a Amaury Sport Organisation (ASO), empresa responsável por organizar e promover o Dakar, optou por cancelar o prólogo, que ocorreu logo após a tradicional cerimônia da rampa de largada, realizada em Tecnópolis, Buenos Aires, e divulgou um breve comunicado no site oficial da prova.
Carro da chinesa Guo Meiling após grave acidente neste sábado (Foto: AFP)

"Houve um acidente no km 6,6 do prólogo, com o carro número 360 escapando da pista e acertando quatro espectadores. Os organizadores imediatamente disponibilizaram todos os recursos possíveis para o local do acidente: quatro helicópteros médicos, três carros médicos pertencentes aos organizadores e oito ambulâncias locais", disse o comunicado.

"Os feridos foram rapidamente levados para hospitais locais após uma avaliação médica inicial pelas equipes médicas por parte dos organizadores. Os diretores de prova imediatamente decidiram neutralizar a prova. O restante do trecho para o acampamento em Rosário será considerado uma seção de deslocamento", informou a ASO.

À 'Rádio Rivadavia', o piloto Luis José di Palma, que corre em categorias como Turismo Carretera e Top Race, disse que não havia nenhuma proteção aos espectadores  no local do acidente: "Há quatro ou cinco pessoas em estado grave. Havia várias crianças. Não quis me aproximar para prejudicar a segurança", afirmou. Outro piloto local, Agustin Canapino, que é de Arrecifes e acompanhava a prova a apenas 100 metros do local do acidente, se mostrou transtornado ao conversar com a emissora.

Espectador foi resgatado após grave acidente neste sábado em Arrecifes (Foto: AFP)

"Passou de festa a inferno em um segundo. A pilota escapou, perdeu o controle do carro e foi diante do pessoal. Foi um pesadelo", disse o lendário multicampeão do Top Race argentino. 

Segundo o site da revista argentina 'Corsa', os feridos foram transferidos para o Hospital Santa Francisca de Arrecifes, nas cercanias da capital Buenos Aires. A pilota chinesa passa bem, porém ficou em estado de choque por ver o ocorrido com os feridos após o acidente.

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

PADDOCK GP EDIÇÃO #11: ASSISTA JÁ

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.