Citroën considera retorno de Sordo para lugar de Loeb em 2013, mas também cogita Petter Solberg

Yves Matton, comandante da Citroën, revelou que a montadora avalia o retorno de Daniel Sordo para ser o substituto de Sébastien Loeb em boa parte do Mundial de 2013, mas Petter Solberg também é uma possibilidade

Assim como a F1 vive momentos de definição em torno das equipes e pilotos para a próxima temporada, o Mundial de Rali tem como maior foco de discussão, no momento, a vaga que Sébastien Loeb vai deixar na Citroën. Octocampeão do mundo e perto do nono título, o francês, lenda viva do esporte, anunciou na semana passada que só deverá disputar três ou quatro provas em 2013, abrindo uma vaga no time mais cobiçado do grid.

Yves Matton, comandante da Citroën, deu a entender que a equipe deve decidir entre dois pilotos bastante experientes para ocupar a vaga de Loeb no Mundial de 2013. “Já falei com ele, Dani Sordo é uma possibilidade, o mesmo acontecendo com Petter Solberg”, revelou o dirigente em entrevista ao jornal francês ‘La Dernière Heure’. Thierry Neuville, belga que vem sendo a revelação do campeonato e corre pela Citroën Junior, deverá ficar mais um ano na equipe antes de ser promovido para o time de fábrica.

Sordo e Solberg estão entre os cotados para assumir o lugar de Loeb na Citroën em 2013 (Foto: Citroën/Facebook)

Tanto Sordo quanto Solberg tiveram relação de longa data com a Citroën. O piloto espanhol, hoje com 29 anos, foi campeão mundial júnior, em 2005, guiando um Citroën C2 S1600, e entre 2007 e 2010 integrou a equipe oficial no WRC, sempre sendo número 2, dividindo o time com Loeb.

No ano passado, Sordo foi contratado pela Mini Prodrive para liderar o projeto da montadora anglo-germânica no WRC, mas o espanhol sofreu pela falta de recursos da Mini, que passou a investir bem menos na categoria a partir de 2012, ano em que, pela primeira vez no Mundial, guiou um carro do time de fábrica da Ford ao substituir o lesionado Jari-Matti Latvala no Rali da Argentina.

Solberg, por sua vez, é um dos pilotos mais experientes atualmente no WRC. Na categoria desde 1998, o norueguês, de 37 anos, já disputou provas correndo de Toyota, Ford, Subaru — quando defendeu a equipe de fábrica da montadora japonesa, entre 2000 e 2008, sua fase de maior sucesso no WRC — e, entre 2009 e 2011, correu com sua própria equipe, que contava com carros da Citroën.

Nesta temporada, Solberg retornou para a equipe de fábrica da Ford como número 2, dividindo o time com Latvala. O nórdico vem fazendo boa temporada, já conquistou cinco terceiros lugares e ocupa o terceiro posto na classificação do Mundial, atrás apenas de Loeb, muito perto do nono título, e de Mikko Hirvonen, que pode ser seu companheiro de equipe na Citroën em 2013.

Além de Hirvonen e de Loeb, que participará do Mundial apenas de maneira esporádica, sendo substituído nas outras etapas do campeonato, a Citroën vai contar com um terceiro carro. Entretanto, o DS3 não ficará mais com Nasser Al-Attiyah, mas com outro árabe, Khalid Al-Qassimi, que levará o patrocínio de Abu Dhabi, assim como já fez até o ano passado, quando o governo da cidade dos Emirados Árabes Unidos patrocinou a Ford e disponibilizava um terceiro carro para Al-Qassimi durante boa parte do Mundial.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.