Com cinco competidores em 2011, grid dos ‘brutos’ aumenta 100% para 20º Rali dos Sertões
Grid dos caminhões dobrou de tamanho em relação ao ano passado e terá dez competidores. Categoria dos Leves terá competição entre pai e filho
► Nos carros, Spinelli busca penta do Rali dos Sertões, mas tem pela frente mitológico Peterhansel
► Categorias ‘irmãs’, quadris e UTV’s vivem momentos distintos na edição 2012 do Rali dos Sertões
2011 registrou um dos menores grids dos Caminhões na história do Rali dos Sertões. Foram apenas cinco ‘brutos’, sendo dois da categoria Leves, com peso mínimo de 3.500 kg, e três dos Pesados, que devem pesar pelo menos 4.800 kg. No ano passado, a vitória dos pesos-pesados ficou com Guido Salvini, de Mercedes, após bater o lendário André Azevedo, enquanto Edu Piano venceu entre os leves.
Contudo, com cinco participantes apenas, é claro que a competição propriamente dita acabou ficando um tanto comprometida. Mas 2012 traz, além da edição histórica e comemorativa de 20 anos do Rali dos Sertões, também o aumento do grid dos brutos, que dobrou em relação ao ano passado. Serão dez caminhões, com quatro pesados e seis leves.
Na categoria Caminhões Pesados, a briga pelo título será duríssima. Ao lado de Flávio Bisi e Fernando Chwaigert, Salvini vai defender o título conquistado no ano passado, mas terá de lutar com unhas e dentes contra grandes campeões: Edu Piano, que tenta seu sexto título do Sertões, tendo como parceiros Solon Mendes e Carlos Sales, e André Azevedo, ao lado dos inseparáveis Maykel Justo e Ronaldo Pinto.
É bem possível que a disputa pelo título da categoria Caminhões Leves seja travada por pai e filho. Correndo com César Botas e Raphael Bettoni, Amable Barrasa, experiente piloto e bicampeão do Sertões, terá como maior adversário pelo troféu de 2012 Rafael Martínez-Conde, seu filho, que terá ao seu lado José Papacena Neto e Leandro Oliveira. Ambos vão competir com um Ford F4000.
GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?
Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube