Com etapa cancelada, Dakar coloca recursos à disposição do governo argentino para atender população afetada por chuva

O Rali Dakar teve de cancelar a nona etapa da edição 2017 por conta das consequências da forte chuva que atinge a Argentina. Organização da prova colocou a disposição do governo local seus médicos e helicópteros para atender a população

 

A edição 2017 do Rali Dakar mais uma vez sofreu com os efeitos da chuva. Por conta da cheia do Río Grande e de um deslizamento de terra na cidade de Volcán, a ASO, empresa que promove e organiza a maior e mais dura prova off-road do planeta, teve de cancelar a nona etapa da competição, que seria disputada entre Salta e Chilecito nesta quarta-feira (11).

 
O deslizamento de terra impediu o acesso das equipes de apoio ao acampamento montado em Salta. Assim, a caravana se reúne direto em Chilecito e perde a ‘Super Belén’, aquela que seria a maior etapa desta edição da prova.
O temporal no norte da Argentina causou enchente e deslizamento de terra perto de Jujuy (Foto: La Nación/Twitter)

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 3
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Anunciando o cancelamento da etapa à imprensa na noite de terça-feira, Marc Coma, diretor-esportivo do Rali Dakar, colocou os recursos da prova à disposição do governo local para atender a população afetada pela chuva.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

“A rota de assistência e dos competidores foi afetada pelas condições climáticas ao norte de Jujuy, foi afetada por um deslizamento de terra importante”, disse Coma. “No primeiro momento, tentamos esperar notícias para ver se era possível solucionar. Vimos depois que a situação era realmente importante, inclusive com efeitos humanitários na região”, seguiu.
 
“Tentamos recuperar todos os nossos veículos com um novo trajeto, muito mais longo, isso faz com que, a esta hora, não tenhamos praticamente nenhuma assistência e nenhum competidor aqui. Isso, portanto, provoca que cancelemos a atividade esportiva do dia de amanhã”, anunciou Marc na noite de terça-feira. “A caravana vai seguir em comboio, sem atividade esportiva, até o acampamento de Chilecito, para então retomar a atividade esportiva na etapa Chilecito – San Juan. É assim que fica o calendário esportivo”, resumiu.
 
“Amanhã, visto a situação no norte de Jujuy, colocamos a disposição todos os nossos meios da organização, tanto em nível de médicos como de meios aéreos, para ir ajudar em questões humanitárias e ajudar a população solucionar essa situação ao mesmo tempo em que nossa caravana vai chegando a ao vivac de Salta e depois segue a marcha em direção a Chilecito”, concluiu.
 
De acordo com a Cruz Vermelha Internacional, as chuvas na cidade de Volcán resultaram na morte de duas pessoas e 15% da população teve de ser evacuada. Fontes do governo local tratam a enchente como a pior dos últimos 40 anos.
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.