O ano mal virou e o esporte a motor já recomeça suas atividades. Seguindo a tradição, o Rali Dakar inaugura o calendário esportivo de 2017, dando a largada de sua 39ª edição nesta segunda-feira (2), em Assunção, no Paraguai.
O país de José Luis Chilavert — o lendário goleiro que foi eleito pela FIFA o melhor na posição em três ocasiões e também marcou 62 gols na carreira — é o 29º a entrar no roteiro do Dakar — o quinto no continente sul-americano —, mas fará apenas uma aparição relâmpago: os competidores estarão em território guarani apenas no primeiro dia da disputa, quando partem da capital Assunção em direção a Resistência, na Argentina, em uma especial de apenas 39 km — com 454 km de deslocamento.
KTM vai defender hegemonia no Rali Dakar (Foto: Flavien Duhamel/Red Bull Content Pool)
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Partindo do nível do mar do Paraguai, onde a umidade chega a 100% em janeiro, os competidores seguirão para uma semana na altitude. A edição 2017 da maior e mais dura prova off-road do planeta terá sua mais longa estadia na Bolívia: serão seis dias em altitudes 3 mil metros acima do nível do mar — inclusive o dia de descanso, em La Paz. A capital boliviana está de 3.600 metros.
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Do frio das altitudes do país comandado por Evo Morales, os competidores seguem para a Argentina, que volta ao roteiro, agora para receber a decisão do Dakar. Nas areias argentinas, os pilotos podem esperar temperaturas de até 50°C.
No primeiro rali efetivamente sob a batuta de Marc Coma, o diretor-esportivo da prova, — que assumiu a função no fim de 2015 —, a ASO, promotora do Dakar, procurou preservar as tradições do raid. Assim, dos 12 estágios, seis tem mais de 400 km e um mais de 500 km de trechos cronometrados. Como nos anos anteriores, os competidores também terão de encarar um dia em regime de maratona — quando não podem receber assistência das equipes. Entre os dias 2 e 14 de janeiros, os competidores vão percorrer quase 9 mil km, mais de 4 mil deles de especiais.
O nível de dificuldade do Dakar terá uma dupla tendência ascendente: aumenta até o dia de descanso e depois exige potência extra dos participantes na chamada ‘Super Belén’, a especial do dia 11, entre Salta e Chilecito, na Argentina, onde os pilotos chegarão perto dos 1000 km.
Além disso, para trazer a navegação de volta ao espírito original da prova, o GPs teve suas funcionalidades limitadas. O dispositivo segue presente, até por ser um recurso de segurança, mas mais limitado.
Peugeot chega como atual campeã e com time estrelado (Foto: Flavien Duhamel/Red Bull Content Pool)
Antes, por exemplo, quando os pilotos chegavam a 800 m do centro de ponto de controle, aparecia uma flecha no GPS que guiava o competidor até lá. Agora, essa função não existe mais, então o participante tem de garantir seu correto posicionamento para validar sua passagem pelo waypoint.
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Além disso, o GPS não vai mais ‘memorizar’ toda a roda, guardando apenas o último quilometro percorrido, o que aumenta a dificuldade em caso de erro, já que o piloto não terá mais a opção de revisar todo o percurso em busca de sua falha.
No total, a edição 2017 do Rali Dakar tem 491 inscritos, sendo 316 veículos: 146 motos; 37 quadriciclos; 83 carros, sendo dez UTVs, a nova categoria da prova; e 50 caminhões.
Os favoritos
Kamaz tenta devolver derrota de 2016 (Foto: Flavien Duhamel/Red Bull Content Pool)
A Honda, por outro lado, mas uma vez tentará quebrar o domínio austríaco. Nos últimos anos, a tecnologia de ponta da CRF 450 Rally acabou causando mais problemas do que apresentando soluções, mas a fábrica nipônica parece ter encontrado um meio termo para isso.
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Paulo Gonçalves é outra força da Honda, mas as duas marcas não serão as únicas a merecer atenção. Defendendo a Husqvarna, Pablo Quintanilla chega ao Dakar como campeão do Mundial de Rali Cross-Country, enquanto a Yamaha também apresentou bons resultados no ano passado com Helder Rodrigues e Adrien van Beveren.
Entre os carros, a Peugeot aparece como favorita depois de um 2016 bastante forte, onde venceu com todos seus pilotos, exceto Cyril Despres, que já provou o sabor da vitória a bordo do 3008 DKR no Silk Way Rally ao longo da temporada do Mundial.
A marca francesa que venceu a prova com Stéphane Peterhansel no ano passado e volta com sua equipe de astros: além dos dois franceses, Sébastien Loeb vem para seu segundo Dakar, com Carlos Sainz completando o time.
Mas nem só de Peugeot vive o Dakar. Em 2017, a Toyota aparece reforçada. Agora, a marca japonesa conta com Nasser Al-Attiyah e Nani Roma ao lado de Giniel De Villiers, um reforço e tanto para o time. Na Mini, Yazeed al Rajhi já mostrou velocidade, assim como Orlando Terranova, que corre boa parte do tempo no quintal de casa.
O argentino, aliás, ganhou um reforço de última hora, trocando o Mini ALL4 Racing por um John Cooper Works Rally que estaria com Bryce Menzies, que não vai correr por conta de lesão.
Nos quadriciclos, fica a ausência dos irmãos Patronelli, mas não vai faltar talento. Rafal Sonik vem para a briga, assim como Ignacio Casale, Sergey Karyakin e Nelson Galeano. Marcelo Medeiros teve um bom desempenho no ano passado, resta ver como ele se preparou para um Dakar com características diferentes.
Entre os caminhões, Iveco e Kamaz são as grandes forças, com a primeira aparecendo como
campeão vigente nas mãos de Gerard de Rooy. Airat Mardeev, porém, promete vir para a luta para devolver a derrota do ano passado.
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Rali Dakar 2017, Roteiro:
|
|
|
MOTOS/ QUADS |
CARROS/ UTVS |
CAMINHÕES |
DATA |
LOCAL |
ESTÁGIO |
ESPECIAL |
TOTAL |
ESPECIAL |
TOTAL |
ESPECIAL |
TOTAL |
02/jan |
Assunção (PAR)
Resitência (ARG) |
1 |
39 Km |
454 Km |
39 Km |
454 Km |
39 Km |
454 Km |
03/jan |
Resistência (ARG)
San Miguel de Tucumán (ARG) |
2 |
275 Km |
803 Km |
275 Km |
803 Km |
284 Km |
812 Km |
04/jan |
San Miguel de Tucumán (ARG)
San Salvador de Jujuy (ARG) |
3 |
364 Km |
780 Km |
364 Km |
780 Km |
199 Km |
757 Km |
05/jan |
San Salvador de Jujuy (ARG)
Tupiza (BOL) |
4 |
416 Km |
521 Km |
416 Km |
521 Km |
416 Km |
521 Km |
06/jan |
Tupiza (BOL)
Oruro (BOL) |
5 |
447 Km |
692 Km |
447 Km |
692 Km |
438 Km |
683 Km |
07/jan |
Oruro (BOL)
La Paz (BOL) |
6 |
527 Km |
786 Km |
527 Km |
786 Km |
513 Km |
772 Km |
08/jan |
La Paz (BOL) |
DIA DE DESCANSO |
09/jan |
La Paz (BOL)
Uyuni (BOL) |
7 |
322 Km |
622 Km |
322 Km |
622 Km |
322 Km |
622 Km |
10/jan |
Uyuni (BOL)
Salta (ARG) |
8 |
492 Km |
892 Km |
492 Km |
892 Km |
492 Km |
892 Km |
11/jan |
Salta (ARG)
Chilecito (ARG) |
9 |
406 KM |
977 Km |
406 Km |
977 Km |
406 Km |
977 Km |
12/jan |
Chilecito (ARG)
San Juan (ARG) |
10 |
449 Km |
751 Km |
449 Km |
751 Km |
449 Km |
751 Km |
13/jan |
San Juan (ARG)
Río Cuarto (ARG) |
11 |
288 Km |
754 Km |
292 Km |
759 Km |
288 Km |
754 Km |
14/jan |
Río Cuarto (ARG)
Buenos Aires (ARG) |
12 |
64 Km |
786 Km |
64 Km |
786 Km |
64 Km |
786 Km |
TOTAL |
4088 Km |
8818 Km |
4093 Km |
8823 Km |
3909 Km |
8782 Km |
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