Correndo em casa, Riamburgo bate Spinelli e Peterhansel no Rali dos Sertões e vence especial de Iguatu

Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret administraram a grande vantagem perante os oponentes no Rali dos Sertões. Riamburgo Ximenes aproveitou e entrou no Ceará como vencedor da nona especial da prova, em Iguatu

Pela primeira vez no 20º Rali dos Sertões, Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret perderam uma especial em condições normais de competição. O duo francês da equipe alemã X-raid controlou a imensa vantagem que ostenta perante Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, da Mitsubishi Petrobras, e só administrou. Riamburgo Ximenes aproveitou o fato de estar a caminho da sua terra, o Ceará, e acelerou. Ao lado de Flávio França, o experiente piloto venceu a especial entre Petrolina (PE) e Iguatu, nesta segunda-feira (27).

A especial, de 143 km de trecho cronometrado, foi relativamente tranquila. Dos 33 carros que largaram, apenas dois não chegaram ao fim da especial, caso de Romeu Franciosi e Deco Muniz e Fabio Ruediger e Luiz Afonso Poli. Na sequência da competição, os pilotos que ocupam o top-10 da classificação geral do Rali dos Sertões permaneceram no grupo da frente.

Riamburgo chega ao Ceará como vencedor da nona especial do Rali dos Sertões (Foto: Theo Ribeiro/Fotoarena)

Riamburgo completou o percurso de 143 km em 1h24min24s e depois teve de encarar, assim como seus oponentes, os 355 km de deslocamento final até Iguatu. O cearense guiou o BMW X3 CC da equipe alemã X-raid 56s mais rápido que Spinelli e Haddad, que conseguiram bater os mitológicos Peterhansel e Cottret, que completaram a especial 1min22s atrás de Riamburgo, seu parceiro de equipe nesta etapa.

Marcos Baumgart e Kleber Cincea foram os mais rápidos da subcategoria Protótipo 1. A dupla, que corre com um Mitsubishi L200 Triton, fechou em quarto lugar na classificação geral do dia e completou o percurso em 1h28min48s, 3min01s atrás de Peterhansel, tempos que indicam que o francês realmente tirou o pé e só administra a grande vantagem que possui no acumulado dos tempos.

João Franciosi e Rafael Capoani terminaram o dia em quinto, enquanto Marcos Moraes, acompanhado do navegador Fábio Pedroso, garantiu o sexto melhor tempo desta segunda-feira. Fellipe Bibas, que corre com o protótipo Evoque Range Rover ao lado de Emerson ‘Bina’ Cavassin, levou o bólido ao sétimo lugar, ficando à frente dos experientes Roberto Reijers e Fausto Dallape.

A vantagem de Peterhansel e Cottret para os rivais é bastante significativa. A dupla deve apenas ‘cumprir tabela’ rumo a Fortaleza para a especial mais curta do Rali dos Sertões 2012, de apenas 103 km. O duo da Mini X-raid está 24min03s à frente de Spinelli e Haddad que, por sua vez, têm 40min41s de diferença para Riamburgo Ximenes. O cearense, no entanto, vai para Fortaleza largando na frente e tem condições reais de ser o primeiro a chegar na capital do seu estado-natal nesta terça-feira (28), dia do encerramento do Rali dos Sertões.

Bibas e Cavassin, em ótima participação no Rali dos Sertões, seguem no quarto lugar na classificação geral, à frente de Marcos Moraes e Fabio Pedroso. Marcos Baumgart e Kleber Cincea continuam em sexto, com os experientes Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin no sétimo lugar. João Franciosi e Rafael Capoani completam a relação dos oito primeiros da classificação geral após nove etapas.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.