Correndo em casa, Riamburgo bate Spinelli e Peterhansel no Rali dos Sertões e vence especial de Iguatu

Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret administraram a grande vantagem perante os oponentes no Rali dos Sertões. Riamburgo Ximenes aproveitou e entrou no Ceará como vencedor da nona especial da prova, em Iguatu

Pela primeira vez no 20º Rali dos Sertões, Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret perderam uma especial em condições normais de competição. O duo francês da equipe alemã X-raid controlou a imensa vantagem que ostenta perante Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, da Mitsubishi Petrobras, e só administrou. Riamburgo Ximenes aproveitou o fato de estar a caminho da sua terra, o Ceará, e acelerou. Ao lado de Flávio França, o experiente piloto venceu a especial entre Petrolina (PE) e Iguatu, nesta segunda-feira (27).

A especial, de 143 km de trecho cronometrado, foi relativamente tranquila. Dos 33 carros que largaram, apenas dois não chegaram ao fim da especial, caso de Romeu Franciosi e Deco Muniz e Fabio Ruediger e Luiz Afonso Poli. Na sequência da competição, os pilotos que ocupam o top-10 da classificação geral do Rali dos Sertões permaneceram no grupo da frente.

Riamburgo chega ao Ceará como vencedor da nona especial do Rali dos Sertões (Foto: Theo Ribeiro/Fotoarena)

Riamburgo completou o percurso de 143 km em 1h24min24s e depois teve de encarar, assim como seus oponentes, os 355 km de deslocamento final até Iguatu. O cearense guiou o BMW X3 CC da equipe alemã X-raid 56s mais rápido que Spinelli e Haddad, que conseguiram bater os mitológicos Peterhansel e Cottret, que completaram a especial 1min22s atrás de Riamburgo, seu parceiro de equipe nesta etapa.

Marcos Baumgart e Kleber Cincea foram os mais rápidos da subcategoria Protótipo 1. A dupla, que corre com um Mitsubishi L200 Triton, fechou em quarto lugar na classificação geral do dia e completou o percurso em 1h28min48s, 3min01s atrás de Peterhansel, tempos que indicam que o francês realmente tirou o pé e só administra a grande vantagem que possui no acumulado dos tempos.

João Franciosi e Rafael Capoani terminaram o dia em quinto, enquanto Marcos Moraes, acompanhado do navegador Fábio Pedroso, garantiu o sexto melhor tempo desta segunda-feira. Fellipe Bibas, que corre com o protótipo Evoque Range Rover ao lado de Emerson ‘Bina’ Cavassin, levou o bólido ao sétimo lugar, ficando à frente dos experientes Roberto Reijers e Fausto Dallape.

A vantagem de Peterhansel e Cottret para os rivais é bastante significativa. A dupla deve apenas ‘cumprir tabela’ rumo a Fortaleza para a especial mais curta do Rali dos Sertões 2012, de apenas 103 km. O duo da Mini X-raid está 24min03s à frente de Spinelli e Haddad que, por sua vez, têm 40min41s de diferença para Riamburgo Ximenes. O cearense, no entanto, vai para Fortaleza largando na frente e tem condições reais de ser o primeiro a chegar na capital do seu estado-natal nesta terça-feira (28), dia do encerramento do Rali dos Sertões.

Bibas e Cavassin, em ótima participação no Rali dos Sertões, seguem no quarto lugar na classificação geral, à frente de Marcos Moraes e Fabio Pedroso. Marcos Baumgart e Kleber Cincea continuam em sexto, com os experientes Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin no sétimo lugar. João Franciosi e Rafael Capoani completam a relação dos oito primeiros da classificação geral após nove etapas.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube