Dakar anuncia rota para 2014, elimina Peru e define Bolívia como destino ao lado de Argentina e Chile

Na manhã desta quarta-feira (20), em Paris, Etienne Lavigne anunciou o roteiro do maior rali cross-country do planeta. A prova terá início em 5 de janeiro de 2014 e terá largada em Rosário, na Argentina. Depois de passar pela Bolívia e pelo Chile, se encerra no dia 18, em Valparaíso

A Bolívia será o 28º país na história a receber o Dakar. A ASO (Amaury Sports Organisation), empresa que organiza e promove o maior rali cross-country do mundo, anunciou, na manhã desta quarta-feira (20), os países que farão parte do roteiro da edição de 2014 e também as cidades que receberão a largada, o dia de descanso e a chegada. Desta vez, diferente dos dois últimos anos, o Peru não fará parte do traçado.

A Argentina será o palco da largada do Dakar em 5 de janeiro de 2014 em Rosário e também receberá seis dias depois o domingo de descanso em Salta. Após passar pela Bolívia, a caravana da prova seguirá rumo ao Chile, que vai encerrar a prova em Valparaíso, no dia 18.

O Rali Dakar terá a Bolívia como novo destino em 2014 (Foto: Divulgação/ASO)

Rosário e Valparaíso são cidades que deram ao mundo figuras das mais importantes. Lionel Messi e Ernesto ‘Che’ Guevara, por exemplo, são naturais de Rosário, enquanto Pablo Neruda viveu muitos anos em Valparaíso.

Segundo o comunicado emitido pela ASO, o percurso será composto por cânions da região noroeste da argentina e vales de areia, além das dunas do deserto do Atacama, considerado o ‘coração’ do Dakar desde que a prova passou a ser realizada em solo sul-americano, em 2009. A expectativa da organização é adotar mais etapas maratona, levando pilotos e navegadores ao desafio de enfrentar condições extremas.

O grande vencedor do Dakar é Stéphane Peterhansel, dono de seis títulos nas motos e pentacampeão nos carros. O francês venceu o rali em 2013, assim como seu compatriota, Cyril Després, triunfou na competição das motos. O triunfo nos caminhões ficou com Eduard Nikolaev, da Kamaz, enquanto a vitória nos quadriciclos ficou, pela segunda vez, com Alejandro Patronelli.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.