Em sábado dominado por Tänak, Ogier mantém liderança apertada no Rali de Monte Carlo

Sébastien Ogier se manteve na liderança do Rali de Monte Carlo, prova que abre a temporada 2019 do Mundial de Rali, com uma diferença ainda bastante apertada para Thierry Neuville, o segundo colocado: 4s3. Ott Tänak foi o dono do sábado (26) e venceu as quatro especiais do dia

Ott Tänak foi o grande protagonista do sábado (26) no Rali de Monte Carlo. O estoniano mostrou que teria totais condições de luta pela vitória se não tivesse sofrido um furo no pneu na última sexta-feira, o que lhe tirou chances reais de brigar pela ponta no Principado. O piloto da Toyota venceu todas as quatro especiais do dia, enquanto Sébastien Ogier, hexacampeão mundial, manteve a regularidade para permanecer na liderança geral da prova. 
 
O francês, de volta à Citro6en, ampliou sua vantagem perante o segundo colocado, Thierry Neuville, da Hyundai, ainda que a diferença siga sendo muito apertada: apenas 4s3.
 
Ao fim do dia, Ogier lembrou que terminou a sexta-feira com apenas 2s de frente para o piloto belga: “Tenho uma grande vantagem, dobrei desde a manhã”, brincou o francês. “Espero que as condições sejam mais fáceis amanhã e que seja um final intenso. Thierry não vai se render. Nós dois queremos cruzar a linha de meta, mas nós dois queremos vencer”, comentou o hexacampeão em entrevista ao site oficial do WRC.
Sébastien Ogier se mantém à frente de Thierry Neuville em Monte Carlo (Foto: Citroën)

Dentre as quatro especiais, a de Gap, a primeira do dia, foi considerada a mais complicada pelos pilotos por conta da variação de superfície entre gelo, neve e asfalto seco. Aí contou muito, novamente, a escolha de pneus. Neuville comemorou por conseguir continuar perto de Ogier e com condições reais de lutar pela vitória neste domingo no Principado. “Ogier está em casa, é seu território. Ele conhece bem os estágios e tive de ter cuidado”.

 
Sébastien Loeb chega neste domingo em condições de terminar seu primeiro rali pela Hyundai no pódio. O eneacampeão mundial, contudo, vai ter de lutar contra duas Toyota: a de Jari-Matti Latvala e a de Tänak. Loeb está a 1min58s7 do tempo de Ogier, portanto muito longe de lutar pra valer pela vitória, porém está a apenas 2s3 à frente de Latvala. Tänak, que fecha o top-5 da classificação, está a 2min16s do líder.
 
Quem também lutava pelo pódio era o norueguês Andreas Mikkelsen, correndo pela Hyundai. Mas o experiente piloto acabou por perder o controle do seu i20 e bateu no muro na última curva da primeira especial do dia e abandonou a prova.
Ott Tänak foi o dono do sábado em Monte Carlo (Foto: Toyota Gazoo Racing)
Stéphane Sarrazin, experiente piloto que volta ao Mundial de Rali e faz participação especial em Monte Carlo, ocupa posição de destaque e terminou o sábado como nono colocado na classificação geral pilotando pela Hyundai.
 
Neste domingo, os pilotos vão ter pela frente as últimas quatro especiais, que totalizam 63,98 km de trecho cronometrado, entre elas o Power Stage, que vai distribuir pontuação extra para os cinco mais rápidos do estágio derradeiro da prova.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.