Encantado com Dakar, presidente cogita ampliar presença da Bolívia: “Não vamos esquecer esse dia”

Presidente da Bolívia esteve em Uyuni no último domingo (12) para receber os pilotos do Rali Dakar na chegada ao país. Evo Morales falou em ampliar a participação do país no rali e classificou o dia como histórico

As imagens do oitavo estágio do Rali Dakar 2014

O Rali Dakar fez sua primeira parada na Bolívia na edição 2014 da competição e deixou uma boa impressão por onde passou. No último domingo (12), o presidente boliviano, Evo Morales, esteve em Uyuni para receber os competidores e se mostrou encantado com o que viu. 
 
“Vi famílias com bandeiras de Santa Cruz, de Tarija, de Potosí, juntas, vivendo uma festa esportiva e de integração, não só para os bolivianos, mas também para os latino-americanos e para o mundo todo”, declarou Morales durante uma coletiva no 4º Regimento de Infantaria, local escolhido para o acampamento do Dakar. 
Evo Morales acompanhou chegada do Dakar à Bolívia (Foto: Bertrand Mahé/ASO)
Étienne Lavigne, diretor do Dakar, esteve no encontro com Morales e também se mostrou empolgado com a primeira passagem do rali pela Bolívia. “Foi um dia muito especial nesses 36 anos de história”, declarou, classificando a etapa como “maravilhosa”.
 
O presidente da Bolívia afirmou que ficou impressionado com a corrida e com a solidariedade das pessoas, e confessou que pensou que alguns competidores tinham errado, já que “não sabia que era assim”.
 
“É impressionante ver quilômetros e quilômetros de bandeiras bolivianas, irmãos indígenas com suas vestimentas típicas compartilhando disso”, falou Morales. “Não vamos esquecer esse dia histórico”, continuou.
 
Étienne Lavigne contou que mais de 300 mil pessoas acompanharam o Dakar na Bolívia, se aglomerando ao longo do traçado e também na Plaza de Armas, onde foi montado o pódio de chegada da especial.
 
“O povo boliviano é Dakar e, por isso, esperamos que esta não seja a última vez que o rali venha para este país”, frisou Lavigne.
 
Por fim, o mandatário boliviano afirmou que quer incluir outras regiões do país na rota do Dakar e agradeceu aos organizadores da disputa por aceitarem levar a competição até lá. 
 
“Vi, ao vir de Uyuni, gente mobilizada nas serras, nos rios. É impressionante como o esporte integra e, por isso, agradeço aos organizadores do rali por nos aceitarem e por estarem aqui. Vamos seguir conversando para que eles possam estar aqui nos próximos anos”, afirmou, revelando o “grande desejo” de que a prova não passe “somente por dois departamentos”.
 
“Temos reuniões pendentes com a ASO e esperamos que corra tudo bem, mas se correr bem, não será por Evo, nem por Alvaro [García, vice-presidente da Bolívia], nem pelo governo, mas graças a participação do povo, tão solidário e, principalmente, hospitaleiro”, concluiu Evo Morales.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.