Equipe de Zanol, Honda apresenta CRF450 Rally, moto para disputa do Dakar em 2013

Após testes intensos no Japão, a Honda apresentou a CRF450 Rally durante evento em Colônia, na Alemanha. A montadora volta ao Dakar como equipe de fábrica após 23 anos de ausência do maior rali do mundo

De volta ao Dakar após 23 anos de ausência como equipe oficial, a Honda apresentou, na manhã desta terça-feira (2), a moto para a disputa do maior e mais importante rali cross-country do planeta. A CRF450 Rally foi exibida ao mundo pela primeira vez durante evento na cidade de Colônia, na Alemanha.

A Honda vai para o Dakar com cinco pilotos. Além de Felipe Zanol, que em agosto venceu a 20ª edição do Rali dos Sertões, vão integrar o time o experiente português Hélder Rodrigues — que veio da Yamaha para ser o primeiro piloto do time —, o britânico Sam Sunderland, o argentino Javier Pizzolito e o recém-contratado Johnny Campbell, 11 vezes campeão norte-americano de baja. A equipe vai para a América do Sul com a intenção de escrever uma nova página no legado vencedor da Honda no Dakar.

Honda apresenta CRF450 Rally, moto para a disputa do Dakar de 2013 (Foto: Honda HRC/Facebook)

A montadora chegou à sua primeira vitória no Dakar, quando a prova ainda se chamava Paris-Dakar, em 1982, com Cyril Neveu, um dos maiores pilotos da história da competição. O francês também venceu, de maneira consecutiva, entre 1986 e 1989, totalizando cinco títulos em nove anos para a Honda, que desde então integra o grid do Dakar, mas não mais como equipe oficial, até o retorno, sacramentado neste ano, visando 2013.

O novo modelo da Honda foi baseado na CRF450X, moto projetada para enduro, modalidade onde Zanol tem larga experiência, uma vez que o mineiro de 31 anos é heptacampeão brasileiro e campeão português. A montadora japonesa busca conquistar a primeira vitória no Dakar com um modelo baseado em uma moto de produção.

Após testes intensos no Japão, onde Zanol e os outros pilotos da Honda tiveram a primeira oportunidade de guiar a CRF450 Rally, a Honda abre uma nova fase no desenvolvimento da moto em outubro, com a disputa do Rali do Marrocos. Os cinco pilotos vão participar da prova para acumular dados, identificar problemas na moto, que será submetida a condições extremas, visto que o deserto do Saara vai exigir muito do equipamento, e avaliar o que poderá ser alterado até o Dakar.

O Dakar 2013 será disputado entre Peru, Argentina e Chile e terá início em 5 de janeiro, na cidade de Lima. A chegada está marcada para 20 do mesmo mês, na capital chilena, Santiago.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.