Evans confirma vitória no Rali da Suécia e empata com Neuville na ponta do WRC

Com apenas um estágio disputado neste domingo (16), Elfyn Evans consolidou a vitória no encurtado Rali da Suécia, que teve várias etapas canceladas por falta de neve na região de Karlstad. Foi a primeira vitória do britânico desde o Rali de Gales de 2017. O pódio foi completado pelo atual campeão, Ott Tänak, e pelo jovem Kalle Rovanperä

Elfyn Evans voltou a vencer no WRC depois de dois anos e meio. O britânico dominou o Rali da Suécia, segunda etapa da temporada 2020, que foi bastante encurtada por conta da falta de neve na região de Karlstad. O piloto alcançou, assim, seu primeiro triunfo com a Toyota, que dominou a prova e ocupou as quatro primeiras colocações. De quebra, Evans assumiu a liderança do campeonato, posto que divide com Thierry Neuville, sexto na prova.
 
A etapa contou apenas com o Power Stage, especial derradeira que distribui pontos extras aos cinco primeiros colocados. A vitória neste estágio ficou com o finlandês Kalle Rovanperä, de 19 anos, piloto da Toyota. Neuville e Sébastien Ogier completaram o top-3.
Elfyn Evans venceu o Rali da Suécia neste domingo (Foto: Toyota Gazoo Racing)
Evans finalizou a última especial na sexta colocação, com 9s1 de atraso para Rovanperä. Mas nada que pudesse abalar a liderança geral da prova.
 
O britânico completou o Rali da Suécia com 12s7 de vantagem para Ott Tänak, atual campeão mundial e novo piloto da Hyundai. Rovanperä colocou mais uma Toyota no pódio, em terceiro. A marca ainda colocou o hexacampeão Ogier na quarta posição. Esapekka Lappi, que corre com um Ford Fiesta da equipe M-Sport, garantiu a quinta colocação, seguido por Neuville, vencedor do Rali de Monte Carlo.
 
Agora, Neuville e Evans estão empatados na ponta do campeonato e somam 42 pontos, contra 37 de Ogier. Rovanperä surge como grande destaque deste início da temporada e tem 30 tentos, em quarto, enquanto Lappi fecha a relação dos cinco primeiros posicionados com 24. Tänak vem somente em sexto, com 20 pontos.
 
A próxima etapa da temporada está marcada para os dias 12 a 15 de março em León, palco do tradicional Rali do México.

Paddockast #48
MELHORES PILOTOS BRASILEIROS DA DÉCADA

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.