Fárres Guell vence especial em Arequipa e López Contardo assume liderança do Dakar nos UTVs

A competição de UTVs do Rali Dakar tomou um caminho diferente após a especial entre San Juan de Marcona e Arequipa, nesta quarta-feira (9): Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin tiveram um trecho final ruim e caíram da liderança para o quarto lugar na classificação geral. Gerard Fárres Guell ganhou a especial, mas foi Francisco 'Chaleco' López Contardo quem assumiu a liderança

A terceira especial da 41ª Edição do Rali Dakar premiou o terceiro vencedor diferente na competição dos UTVs. Após a largada em San Juan de Marcona em direção a Arequipa, Gerard Farrés Guell tomou a liderança próximo à metade do estágio e completou o dia em 4h35min58s.
 
Então líderes do Dakar, Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin lideraram após os dois primeiros pontos de checagem. Caíram bastante no terceiro, para o oitavo lugar, enquanto Francisco López Contardo assumiu a ponta. Direto ao quinto ponto, foi quando Farrés Guell passou a liderar e não perdeu mais a ponta.
Gerrard Farrés Guell (Foto: Twitter)

'Chaleco' López conseguiu chegar terminar no segundo posto, 2min03s atrás dos líderes [Farrés Guell conta com Daniel Oliveras Carreras como navegador]. O terceiro posto ficou com Sergei Kariakin, 4min42s atrás.

Rodrigo Javier Piazzoli ainda fechou em quarto, à frente de Varela. A dupla brasileira, que liderava o Dakar após duas etapas, passou no último waypoint na segunda colocação, mas perdeu tempo e chegou ao fim em quinto, apenas 15min36s atrás do rival espanhol.

 
Outra dupla brasileira, a formada por Marcos Baumgart e Kléber Cincea, chegou na sexta posição, com 27min23s de desvantagem para o ponteiro. 
Francisco 'Chaleco' López (Foto: Red Bull Content Pool)

O top-10 ainda foi encerrado por Miguel Jordão – que tem Lourival Roldan como navegador -, os também brasileiros Cristian Baumgart e Alberto Andreotti na nona colocação e, por fim, Hernán Garcés.

 
O tempo perdido no trecho final da especial custou caro aos competidores do #340: a perda da liderança geral, mais precisamente. O novo líder é 'Chaleco' López Contardo, com tempo de 10h00min28s. Farrés Guell tem 3min24s de desvantagem, enquanto Varela e Gugelmin caíram para o quarto lugar, 12min25s fora da liderança. O terceiro é Kariakin, enquanto Marcos Baumgart e Cincea estão no sexto posto geral. Cristian Baumgart e Andreotti subiram da 16ª para a 12ª colocação geral.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.