Fora do Dakar, Sainz lastima falha no motor, mas faz avaliação positiva e torce por vitória de Al-Attiyah

Carlos ‘El Matador’ Sainz não pôde seguir no Dakar 2013 após enfrentar uma quebra no motor do seu Buggy 4x4. Ainda assim, o bicampeão mundial de rali aprovou sua experiência com o protótipo, mas despistou sobre um possível retorno à prova na próxima temporada

A jornada de Carlos Sainz no Dakar 2013 terminou na última quinta-feira (10), dia da sexta etapa no maior rali do mundo. O experiente piloto espanhol, campeão da prova em 2010, enfrentou problemas no motor do seu Buggy 4×4. Sem ter o que fazer, ‘El Matador’ e seu navegador, o alemão Timo Gottschalk decidiram encerrar a participação antes de chegarem em Calama, destino da última etapa, em pleno deserto do Atacama.

O bicampeão mundial de rali lastimou por ter deixado tão cedo a luta pelo bi do Dakar. "Acabou. Quebrou de repente. Travou e ficou parado. Estava vazando água e óleo pelo escapamento”, descreveu o piloto, citando a falta de quilometragem do novo Buggy, liderado por Nasser Al-Attiyah, seu companheiro de equipe. “Ele pode ser mais rápido, mas a maioria dos problemas, com exceção do motor, são por baixa quilometragem do carro”, disse Sainz.

Carlos Sainz deixou o Dakar satisfeito com o projeto do Buggy 4×2 (Foto: ASO/DPPI)

Na visão do piloto, o abandono bem antes do fim da prova, no entanto, já era esperado. “Estava dentro do previsto. Disse isso antes de iniciar o Dakar. Disse que não sabia o quanto ia durar. Não sabíamos como iríamos. O importante era testar o conceito do carro, ver como funciona. Tem um bom potencial”, elogiou. “Não me arrependo”, garantiu.

Torcendo pela vitória de Nasser Al-Attiyah no duelo contra Stéphane Peterhansel pelo título do Dakar, Sainz avaliou sua jornada na América do Sul como positiva. “Agora Nasser está lutando para vencer a prova. E avalio de maneira positiva por estarmos aqui e com o que temos pela frente. Muita gente via essa aposta como uma aventura e demonstramos que não, que é um projeto sério, válido e com possibilidades de vitória”, declarou.

Nasser lamenta o abandono de Sainz no Dakar em Calama (Foto: ASO/DPPI)

O único lamento de Sainz é o fato de não poder ajudar Al-Attiyah na busca do bicampeonato do Dakar. “Não só não vou poder lugar como não vou poder ajudar e nem adquirir experiência para o ano que vem se o projeto tiver sequência”, comentou Carlos. O espanhol embarca nesta sexta-feira para Madri. Na próxima semana, Sainz estará em Monte Carlo para acompanhar a Volkswagen na estreia do WRC no Principado.

Quanto a um possível retorno ao Dakar, Sainz despista. “Agora é tempo para ver o que aconteceu, fazer as análises, ver os planos para o futuro”, finalizou o piloto espanhol.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.