Foto: Hyundai apresenta versão atualizada do i20 e se prepara para disputa do WRC em 2014

De olho na temporada 2014 do Mundial de Rali, a Hyundai apresentou a evolução do i20 no Salão do Automóvel de Genebra, nesta terça-feira (5). Os testes terão início na segunda metade deste ano

Enquanto Volkswagen, Citroën e as equipes clientes de Ford e Mini se preparam para a disputa do Rali do México, terceira etapa da temporada 2013 do WRC, a Hyundai, do outro lado Atlântico, apresentou o belo e atualizado i20 WRC, modelo com o qual pretende participar do Mundial de Rali a partir do ano que vem. Nesta terça-feira (5), a montadora sul-coreana exibiu o bólido no Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça.

A mais nova equipe de fábrica do WRC é chefiada por Michel Nandan e tem sua base em Alzenau, na Alemanha.  Desde que o primeiro projeto foi apresentado, em setembro do ano passado, o i20 passou por uma série de mudanças, com foco na aerodinâmica, como explicou o ex-engenheiro da Peugeot e Suzuki.

A Hyundai apresentou nesta terça a versão atualizada do i20 WRC (Foto: Hyundai)

“A última versão do i20 WRC foi centrada na aerodinâmica com o objetivo de melhorar o sistema de refrigeração do carro. Uma nova asa traseira e um spoiler deram ao i20 WRC uma nova aparência externa, enquanto sob a carroceria, melhorias foram feitas na cinemática da suspensão e rigidez do chassi, e agora estamos mais estruturados para o programa de testes no fim do ano”, explicou o veterano engenheiro monegasco.

Nandan destacou o grande desafio de liderar um projeto completamente novo. “A construção de uma nova instalação no automobilismo, partindo do zero, é um desafio ambicioso e gratificante. Começamos o processo de recrutamento, mas já temos um número de pessoas-chave, que trouxeram consigo riqueza de experiência no rali e no automobilismo”.

“Ainda estamos na infância do nosso programa no WRC, então a curva de desenvolvimento do carro e a equipe é íngreme”, concluiu o novo comandante do projeto da Hyundai para o Mundial de Rali.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.