Carros: Sainz/Gottschalk crava vitória arrasadora e pula da quarta para primeira posição no Dakar

Duo da SMG completou especial mais longa em 7h30min32s e desbancou Nani Roma/Michel Perin da primeira colocação no agregado dos tempos. Nasser Al-Attiyah e Lucas Cruz, terceiros colocados nesta quarta (8), seguem na mesma colocação no geral

 
4ª etapa  
San Juan (ARG) – Chilecito (ARG)  
Deslocamento: 210 km  
Trecho cronometrado: 657 km  
Percurso total: 867 km

Carlos Sainz conquistou nesta quarta-feira (8) uma vitória categórica no Rali Dakar. Na quarta especial, entre San Juan e Chilecito, na Argentina, o piloto espanhol, em parceria com seu navegador Timo Gottschalk, levou 7h30min32s para vencer o estágio mais longo e difícil da edição de 2014 da principal prova do rali mundial. 

 
A vantagem de 6min04s da dupla da SMG para Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret, da Mini, permitiu a Sainz/Gottschalk pular da quarta para a primeira colocação, descontando uma desvantagem de mais de 12min para os antigos líderes, Nani Roma e Michel Perin. Ambos, também da Mini, fecharam o dia apenas em quinto e agora ocupam a vice-liderança na classificação geral, 2min06 atrás dos novos primeiros colocados.
Carlos Sainz e Timo Gottschalk no 3º dia do Dakar (Foto: Getty Images)
Nasser Al-Attiyah e Lucas Cruz, outros representantes da Mini, completaram o estágio em terceiro lugar, com os argentinos Federico Villagra e Jorge Pérez Companc em quarto.
 
No agregado dos resultados dos quatro dias de competição, além de Sainz/Gottschalk e Roma/Perin nas duas primeiras posições, Al-Attiyah/Cruz segue em terceiro, Orlando Terranova/Paulo Fiuza em quarto e Peterhansel/Cottret fecham o top-5.
 
Os brasileiros foram discretos. As duas duplas da equipe Mitsubishi Petrobras estiveram próximas ao longo do dia e, por consequência, se aproximaram também na classificação geral: Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin completou o estágio em 8h25min39s, na 22ª colocação, e ficou no 12º lugar na soma dos tempos. Já o duo Guilherme Spinelli/Youssef Haddad completou o trajeto em 8h17min03s, em 20º, e agora é 13º no agregado.
 

Rali Dakar 2014, carros, resultados após 4 estágios:

1 Carlos SAINZ ESP SMG   14:52:48 4 estágios
Timo GOTTSCHALK ALE  
2 Nani ROMA ESP Mini   +2:06  
Michel PERIN FRA    
3 Nasser AL-ATTIYAH CAT Mini   +6:56  
Lucas CRUZ ESP    
4 Orlando TERRANOVA ARG Mini   +13:08  
Paulo FIUZA POR    
5 Stéphane PETERHANSEL FRA Mini   +18:10  
Jean-Paul COTTRET FRA    
12 Reinaldo VARELA BRA Mitsubishi   +1:32:00  
Gustavo GUGELMIN BRA    
13 Guilherme SPINELLI BRA Mitsubishi   +1:45:51  
Youssef HADDAD BRA    

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.