Grande Prêmio abre cobertura ‘in loco’ da histórica 20ª edição do Rali dos Sertões em São Luís

São Luís é o ponto de partida. A capital do Maranhão recebe 220 competidores, que já estão prontos para o início de um dos maiores ralis cross-country do planeta. E desde já o Grande Prêmio acompanha a histórica 20º edição, por quase 5 mil km, até seu encerramento, em Fortaleza


O automobilismo brasileiro está prestes a escrever mais uma página em sua história. Neste fim de semana, o Rali dos Sertões, uma das maiores competições cross-country do mundo, abre a sua 20ª edição, cercada de simbologias. Ao todo, serão 220 competidores, além das suas respectivas equipes de apoio, que vão encarar os desafiadores 4.840 km de extensão total do percurso, divididos em dez etapas, entre São Luís e Fortaleza. A abertura do Rali dos Sertões 2012 acontecerá no próximo sábado (18), na capital maranhense, conhecida também como a ‘Jamaica brasileira’, e terminará dez dias depois, na não menos bela Fortaleza, repetindo o que aconteceu há dois anos, quando a cidade cearense também encerrou a prova.

E assim como em 2010, o Grande Prêmio está ‘in loco’ para cobrir mais um Rali dos Sertões. A convite da empresa organizadora da competição, a Dunas Race, o maior site de automobilismo do Brasil estará presente neste momento especial e usará as várias mídias para transmitir ao leitor todas as emoções de um dos maiores e mais importantes ralis do mundo.
 

A partir do dia 18 de agosto, Edu Piano luta por mais um título no Sertões (Foto: Haroldo Nogueira)


E a nossa cobertura começa a partir desta quinta-feira, em São Luís. Desde hoje até 29 de agosto, dia que oficialmente encerra as atividades do Rali dos Sertões, em Fortaleza, o Grande Prêmio trará entrevistas exclusivas, matérias especiais, histórias de vida e superação, fotografias marcantes, enfim, todas as nuances de uma competição grandiosa.

Pela primeira vez na história, o Rali dos Sertões será dividido em cinco categorias. Além dos carros, motos, caminhões e quadriciclos, a competição receberá também os UTVs, que fazem sua estreia como categoria experimental. Na lista prévia de inscritos para o 20º Rali dos Sertões estão 63 motos, 46 carros, 12 UTVs, dez carros e nove quadriciclos. A relação conta com figuras lendárias do automobilismo brasileiro, retratadas na reportagem especial da Revista WARM UP 28, como os irmãos André e Jean Azevedo, Edu Piano e Guilherme Spinelli, todos multicampeões da prova, além de Marcos Ermírio de Moraes. Presidente da Dunas, o dirigente decidiu disputar a edição comemorativa para fazer parte da festa dentro da pista.

O Rali dos Sertões sempre reserva histórias de vida, aventuras, perigos, emoções do começo ao fim. Não será diferente em 2012. E convido o amigo leitor a acompanhar conosco o dia a dia da cobertura do Grande Prêmio entre São Luís e Fortaleza. Para o GP, a largada já foi dada!

Confira as especiais do 20º Rali dos Sertões

Percurso total: 4.840 km
Trecho cronometrado: 2.346 km

19/08: 1ª Etapa (Largada) – São Luís (MA) – Barreirinhas (MA)
Deslocamento Inicial: 134 km
Trecho de Especial: 176 km
Deslocamento Final: 55 km
Percurso total: 365 km.

20/08: 2ª Etapa – Barreirinhas (MA) – Bacabal (MA)
Deslocamento Inicial: 1 km
Trecho de Especial: 148 km
Deslocamento Final: 365 km
Percurso total: 514 km.

21/08: 3ª Etapa (Maratona) – Bacabal (MA) a Barra do Corda (MA)
Deslocamento Inicial: 106 km
Trecho de Especial: 149 km
Deslocamento Final: 19 km
Percurso total: 274 km.

22/08: 4ª Etapa – Barra do Corda (MA) – Carolina (MA)
Deslocamento Inicial: 8 km
Trecho de Especial: 309 km
Deslocamento Final: 206 km
Percurso total: 523 km.

23/08: 5ª Etapa – Carolina (MA) – Palmas (TO)
Deslocamento Inicial: 3 km
Trecho de Especial: 238 km
Deslocamento Final: 231 km
Percurso total: 472 km.

24/08: 6ª Etapa (Maratona) – Palmas (TO) – Alto Parnaíba (MA)
Deslocamento Inicial: 207 km
Trecho de Especial: 468 km
Deslocamento Final: 5 km
Percurso total: 680 km.

25/08: 7ª Etapa – Alto Parnaíba (MA) – Bom Jesus (PI)
Deslocamento Inicial: 35 km
Trecho de Especial: 277 km
Deslocamento Final: 55 km
Percurso total: 368 km.

26/08: 8ª Etapa (Especial dos 20 anos) – Bom Jesus (PI) – Petrolina (PE)
Deslocamento Inicial: 3 km
Trecho de Especial: 335 km
Deslocamento Final: 289 km
Percurso total: 627 km.

27/08: 9ª Etapa – Petrolina (PE) – Iguatu (CE)
Deslocamento Inicial: 62 km
Trecho de Especial: 143 km
Deslocamento Final: 355 km
Percurso total: 560 km.

28/08: 10ª Etapa (Chegada) – Iguatu (CE) – Fortaleza (CE)
Deslocamento Inicial: 184 km
Trecho de Especial: 103 km
Deslocamento Final: 170 km
Percurso total: 457 km.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube