Honda mantém investimento, e Azevedo ganha parceiro francês para representar Brasil em equipe sul-americana no Dakar

A Honda manteve o investimento e vai para a edição 2016 do Rali Dakar com uma equipe sul-americana. Principal nome da modalidade no Brasil, Jean Azevedo terá como parceiro o francês Adrien Metge. Javier Pizzolito e Kevin Benavides completam o time da Honda South America Rally Team

Nascida de uma união entre Brasil, Argentina e Chile, a equipe Honda South America Rally Team, vai disputar seu segundo Rali Dakar em 2016. Desta vez, entretanto, o número de nações representadas será menor, já que o país andino deixou não só o cronograma da competição.
 
Além da saída do Chile, a HSA também encara o rali do próximo ano com uma estrutura um pouco mais enxuta, com apenas quatro pilotos contra os cinco do início do ano. Integrantes do time estreante de 2015, Jean Azevedo e Javier Pizzolito são os únicos que permanecem na equipe.
 
O Brasil, no entanto, terá um segundo representante, mas um piloto que não tem o português como língua nativa. Morando em território nacional há mais de um ano, o francês Adrien Metge, de 29 anos, fará sua estreia no Dakar em 2016 com parceiro de Jean no próximo ano.
Adrien Metge e Javier Pizzolito representam Brasil e Argentina na HSA (Foto: Felipe Tesser)
Do lado argentino, Kevin Benavides, que foi campeão do Desafio Guarani, no Paraguai, é o escolhido para formar par com Pizzolito.
 
A apresentação da nova Honda South America aconteceu no Salão das Duas Rodas, em São Paulo, na quinta-feira (8) e contou com a presença de Pizzolito e Metge, uma vez que Benavides e Azevedo se juntaram à HRC para disputar o Rali do Marrocos, última etapa do Mundial de Rali Cross-Country.
 
Apesar do momento econômico vivido pelo Brasil, a montadora da asa dourada decidiu manter o investimento no Dakar, especialmente por acreditar na máxima de seu fundador, Soichiro Honda: “Sem competições, não há Honda”.
 
 “Mesmo em um cenário conturbado como este que a gente está atravessando, eu gostaria de reafirmar que a Honda permanece nesse projeto. Ela avançará no Rali Dakar 2016 através da sua equipe HSA”, anunciou Alexandre Cury, diretor comercial da Honda do Brasil. “Em 2016 nós vamos para o segundo ano do time HSA, que agora será composto por quatro pilotos: dois representando o Brasil e dois representando a Argentina”, seguiu.
 
“Do lado brasileiro, mais uma vez nós vamos contar com o Jean, que vai disputar seu 18º Dakar. A novidade da equipe ficará por conta do Adrien. O Adrien já está no Brasil há mais de um ano, tem se destacado muito nas competições nacionais, venceu a categoria Production Aberta no Rali dos Sertões e chegou em terceiro na Geral. Ele já está bastante aclimatado, ambientado, sincronizado com o time e acho que ele está mais brasileiro do que muitos de nós aqui”, brincou. “Do lado argentino, o Javier já participou de seis edições do Dakar e está com a Honda já há bastante tempo. Mais uma vez, ele irá para esse desafio em 2016 e quem entra no time é Kevin Benavides, campeão do Desafio Guarani 2015, uma prova preparatória do Dakar Series”, completou Cury.
 
Ainda no Marrocos, Azevedo comentou que a oportunidade de correr ao lado do time de fábrica da Honda na África o ajudará a estar mais bem preparado para a prova sul-americana. 
 
“Está sendo muito importante esta primeira participação minha no Rali do Marrocos”, comentou Jean. “É uma boa oportunidade de estar junto com o time da HRC, podendo conhecer a nova CRF 450 Rally, já podendo até fazer um trabalho de desenvolvimento para me adaptar à moto e chegar ao Dakar mais confortável com o setup para o meu estilo de pilotagem”, continuou.
 
Perto da estreia, Metge contou que chegar ao Dakar era um sonho, especialmente por se tratar de uma tradição familiar.
 
“Agradeço muito à Honda por me dar essa oportunidade, porque faz muito tempo que eu queria participar desta prova”, falou Adrien. “Meu pai participou do Dakar competindo com carro e caminhão. Também tenho um primo [René Metge], que venceu três edições da competição. Meu irmão Michel também representa a família atualmente”, listou. 
 
“Vai ser a minha primeira vez e eu vou treinar bastante com a expectativa de ajudar ao máximo o Jean, para que ele, que tem muita experiência, possa fazer o melhor resultado possível, e eu vou perguntar tudo que posso para ele para ter mais experiência no futuro”, avisou. 
Jean Azevedo está disputando o Rali do Marrocos (Foto: Honda)
Também em seu segundo ano com a equipe sul-americana, Pizzolito ressaltou que o apoio da HRC permite que os pilotos partam para o Dakar com mais tranquilidade.
 
“Creio que estamos muito preparados. Novamente nós contamos com um grande suporte da casa matriz, da HRC, o que permite que os pilotos se dediquem apenas a treinar, sabendo que a parte técnica da moto, da equipe, está nas melhores mãos”, comentou. “Estou muito contente em fazer parte novamente desse grupo, que a cada ano evolui mais. A chegada dos novos pilotos, com certeza, vai contribuir bastante para a equipe e esperamos ter um bom resultado no Dakar 2016", concluiu.
 
A edição 2016 do Dakar começa no dia 3 de janeiro, com a largada em Buenos Aires. A competição chega ao fim em 16 de janeiro, em Rosário, depois de passar pela Bolívia.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.