Kubica fecha com Citroën e disputa sete etapas da temporada 2013 na divisão 2 do Mundial de Rali

Robert Kubica vai correr com o DS3 RRC em sete etapas do WRC, começando no Rali de Portugal, em abril. Antes, o polonês vai disputar o Rali das Ilhas Canárias, entre 21 e 23 de março

Robert Kubica está oficialmente de volta ao automobilismo. Depois de realizar participações esporádicas em ralis pela Europa, o polonês, que correu na F1 entre 2006 e 2011, vai correr disputar a divisão 2 do WRC, o Mundial de Rali. Apaixonado pela modalidade, o piloto assinou com poderosa Citroën e vai participar de sete etapas do WRC2 nesta temporada com um DS3 RRC [Regional Rally Car], de configuração menos potente em relação aos bólidos de Mikko Hirvonen, Dani Sordo e Khalid Al-Qassimi na divisão principal.

Embora tenha recentemente testado pelo DTM — pela Mercedes —, Kubica sempre se mostrou mais próximo ao rali. Depois de sofrer um gravíssimo acidente na disputa do Rali Ronde di Andora, na Ligúria, Itália, em 6 de fevereiro de 2011 — dias depois de ter liderado a primeira semana da pré-temporada da F1 naquele ano, em Valência —, Robert deu início a um processo de recuperação que dura até hoje.

Kubica está oficialmente de volta ao automobilismo (Foto: Facebook)

Entretanto, o polonês vem preparando sua volta ao automobilismo e encontrou no rali a melhor forma de obter desenvolvimento físico e técnico. Ao longo do último ano, Kubica disputou várias provas na Europa, primeiro com carros menos velozes, como o Renault Clio e o Skoda Fabia. No fim do ano, o piloto disputou etapas na França e na Itália, mas com um Citroën C4 WRC, mesma configuração que deu a Sébastien Loeb vários títulos mundiais.

O bom desempenho e o bom relacionamento com a montadora francesa foram decisivos para a assinatura de um novo acordo. Kubica começará oficialmente sua primeira temporada no rali com a disputa da etapa das Ilhas Canárias do Europeu de Rali, entre 21 e 23 de março. Já sua estreia na divisão 2 do WRC acontecerá em Portugal, entre 11 e 14 de abril.

O DS3 RRC que será usado por Robert terá algumas adaptações, já que o piloto ainda não tem os movimentos plenos da mão e do braço direito, lesionados com gravidade no acidente na Itália em 2011. A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) autorizou Kubica a pilotar o carro com câmbio borboleta — semelhante ao usado na F1 —, já que ainda é difícil para o piloto acionar a alavanca em ritmo de competição, como fazem os outros pilotos da modalidade. A borboleta, que será posicionada no lado esquerdo do volante, foi projetada para dar ao carro uma troca de marcha mais lenta em relação aos carros padrão da categoria.

“Pesei as diferentes opções antes de optar por este programa. Mantive contato com a Citroën e os dois lados ficaram animados em trabalhar juntos. Estou muito satisfeito agora por voltar ao topo do automobilismo. Fazer parte do Rali das Ilhas Canárias será um desafio interessante para mim”, avaliou Kubica, que não quer falar em resultados. “Mal posso esperar para a largada, mas não traço qualquer meta específica. Ainda tenho muito para aprender e melhorar e vou precisar acumular quilometragem nos estágios”, completou o piloto.

Yves Matton, chefe de equipe da Citroën Racing, deu as boas vindas ao seu novo contratado. “Estou muito satisfeito por ter Robert como um dos nossos pilotos em 2013. Agradeço pelo apoio dos seus parceiros. Estamos em um processo de elaboração de um programa que vai permitir a ele melhorar em um carro que oferece tratamento semelhante a um carro do WRC”, disse o dirigente.

“A determinação de Robert é um exemplo para nós e estamos orgulhosos de associar a imagem da Citroën Racing com uma pessoa tão positiva”, vibrou Matton.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.