Líder do Dakar nas motos, Gonçalves nega heroísmo por apoio a Walkner e defende: “Vida vale mais que qualquer vitória”

Líder do Rali Dakar na disputa entre as motos, Paulo Gonçalves não se importou em perder mais de 10 minutos no trecho entre Uyuni, na Bolívia, e Salta, na Argentina, para amparar Matthias Walkner, da KTM, que havia caído e fraturado o fêmur. Nas redes sociais, português da Honda negou que tenha agido como um herói e defendeu que a vida é mais importante do que qualquer vitória

Paulo Gonçalves foi protagonista de uma das mais belas cenas da edição 2016 do Rali Dakar. Líder da disputa entre as motos, o português da Honda não titubeou ao encontrar Matthias Walkner caído no km 15 da especial entre Uyuni, na Bolívia, e Salta, na Argentina, e parou para amparar o rival da KTM.
 
No acidente, o austríaco fraturou o fêmur esquerdo e precisou ser removido pela equipe médica da prova. Mesmo defendendo a liderança da disputa, Paulo ficou com o rival até a chegada dos médicos, mais tarde acompanhado por Pablo Quintanilla, que também parou para ajudar.
Paulo Gonçalves descartou o rótulo de herói por ter parado para ajudar Matthias Walkner (Foto: Honda)
A ação de Gonçalves foi captada pelas câmeras de TV e transmitida para os muitos países que cobrem o Rali Dakar, o que resultou em uma enxurrada de elogios ao piloto da Honda. Pelas redes sociais, o português negou que tenha agido como herói e afirmou que apenas fez aquilo que acredita que fariam por ele.
 
 "Fiz aquilo que me competia, ao contrário acredito que fizessem o mesmo por mim”, escreveu. “O Dakar é uma aventura de muito risco, de muito sacrifício, damos tudo por tudo ao longo de vários dias, milhares de quilômetros, e o risco está sempre à espreita”, apontou. 
 
“Não sou um herói, sou um ser humano com respeito pelos outros”, frisou. “A nossa vida vale mais que qualquer vitória, sem ela não vencemos!”, garantiu.
 
Em uma declaração divulgada pela assessoria de imprensa da Honda, Gonçalves classificou o socorro a Walkner como “uma situação normal”.
 
“Hoje eu encontrei Walkner, que tinha caído, então eu parei. Foi uma situação normal de Dakar: você ajuda quando necessário”, minimizou. “Fiquei com ele até que pudessem vir resgatá-lo e aí continuei cuidadosamente”, completou.
 
Pelo Instagram, o piloto da KTM agradeceu o socorro de Gonçalves e Quintanilla e contou que estava a caminho de La Paz para ser submetido a uma cirurgia.
 
“Por conta do sol baixo, eu não podia ver nada parcialmente… Caí após 15 km”, escreveu o campeão mundial de rali cross-country. “Depois de nove horas de espera e muita morfina, estou no avião para La Paz para a cirurgia. Fêmur quebrado. Claro que estou triste, mas vou voltar mais forte para o Dakar 17”, continuou.
 
“Muito obrigado por suas amáveis mensagens, isso realmente ajuda!”, comentou. “Um enorme obrigado a Paulo Gonçalves e Pablo Quintanilla por pararem e pelos primeiros socorros”, concluiu.
 
Como é de praxe no Dakar, a organização descontou do tempo final de Gonçalves os 10min53s que ele esteve com Walkner. Assim, o #2 segue na liderança da competição, agora com 3min12s de margem para Toby Price.
 
Esta, aliás, não é a primeira vez que a bondade de Paulo ganha elogios dos fãs. Em 2012, o piloto parou durante o oitavo estágio do Dakar para ajudar Cyril Despres, cuja KTM tinha ficado presa na lama. Após auxiliar o francês a recuperar sua moto, Paulo acabou abandonado pelo hoje piloto da Peugeot, que não retribuiu o favor mesmo vendo a moto do português afundar.
 
Dias atrás, foi Laia Sanz quem perdeu mais de 30 minutos amparando um piloto acidentado. A espanhola foi a responsável por acionar o socorro para Pierre Alexandre Renet e ficou com o piloto da Husqvarna até a chegada do helicóptero médico. Assim como aconteceu com Gonçalves, o tempo de socorro também foi descontado do total da especial
VIU ESSA? CHINESA PERDE CONTROLE E ACERTA PÚBLICO NO DAKAR

determinarTipoPlayer(“15727185”, “2”, “0”);
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.