Loeb encerra última temporada completa no WRC com vitória no Rali da Espanha. Oliveira é 16º

Jari-Matti Latvala diminuiu para apenas 7s a diferença que o separava de Sébastien Loeb, mas não impediu a vitória do maior piloto de rali de velocidade de todos os tempos. Mikko Hirvonen foi o terceiro. Entre os brasileiros, Daniel Oliveira foi o 16º, enquanto Paulo Nobre, o Palmeirinha, foi o 30º

Domingo, 11 de novembro de 2012. Uma data histórica para o automobilismo mundial. Na disputa do Rali Espanha, Sébastien Loeb colocou fim à sua última temporada completa no WRC. E como não poderia deixar de ser, o francês selou o campeonato que lhe deu o nono título mundial com mais uma vitória, a oitava na Catalunha, a 76º na carreira.

Diante de uma enorme vantagem perante Jari-Matti Latvala, o piloto da Citroën, correndo ao lado do eterno parceiro e navegador Daniel Elena, só administrou a vantagem para terminar o total de 18 especiais 7s à frente do finlandês da Ford, que deixa o Mundial de Rali como equipe de fábrica após o Rali da Espanha.

Sébastien Loeb colocou a Citroën na frente pela décima vez na temporada (Foto: Citroën Racing)

A chave da vitória para Loeb no fim de semana no asfalto da Catalunha foi o sábado. O francês, praticamente imbatível nesse tipo de superfície, sobrou na pista e ainda contou com o erro de Mads Ostberg na escolha dos pneus. Resultado: o norueguês despencou para o quinto lugar, enquanto Sébastien seguiu sua jornada vitoriosa em Salou e foi abrindo grande vantagem perante os rivais, fechando o segundo dia de provas com 27s à frente do vice-líder, Jari-Matti Latvala.

Nas seis especiais previstas para este domingo, o grande destaque foi Dani Sordo. O piloto da Mini Prodrive venceu quatro dos seis estágios, incluindo o Power Stage, etapa que distribui três pontos extras para o vencedor. Latvala venceu duas SS e diminuiu consideravelmente a diferença para Loeb, que só precisou administrar para levar mais uma vitória. Bastante discreto na Catalunha, Mikko Hirvonen acabou beliscando um pódio, mas ficou a 1min46s8 do tempo total de prova do companheiro de Citroën.

Em um rali dos mais acidentados do ano, competidores do calibre de Petter Solberg, Dani Sordo, Chris Atkinson, Thierry Neuville e Evgeny Novikov perderam a chance de lutar pela vitória na Catalunha. Ostberg, um dos ‘sobreviventes’, ainda conseguiu terminar na quarta colocação e foi o último dentre os que tiveram uma diferença relativamente pequena para o primeiro colocado. Daí para frente, o que se vê na tabela de tempos é um verdadeiro abismo separando os competidores do lendário Loeb.

Uma das boas surpresas do fim de semana foi a presença do finlandês Jarkko Nikara no quinto lugar. Convidado pela Prodrive para correr na Catalunha, o piloto superou o experiente Sordo para terminar em quinto, mas distante 16min07s9 do tempo de Loeb. Na sequência, Craig Breen foi o melhor S2000 do fim de semana e colocou seu Ford Fiesta na sexta colocação. O experiente Atkinson, piloto da Mini Portugal e companheiro de equipe de Paulo Nobre, o Palmeirinha, encerrou sua participação na temporada com o sétimo lugar. Per-Gunnar Andersson, Dani Sordo e Novikov fecharam o rol dos dez pilotos que pontuaram em Salou.

Daniel Oliveira fechou o Rali da Catalunha na 16ª colocação (Foto: BWRT/Facebook)

Depois de um começo complicado na Catalunha, Daniel Oliveira conquistou um resultado bastante razoável neste fim de semana. O baiano, que corre ao lado do navegador luso Carlos Magalhães em um Ford Fiesta WRC, fechou em 16º. Paulo Nobre e Edu Paula fizeram história por formarem a primeira dupla brasileira a completar toda uma temporada no WRC. Os competidores, correndo com o Mini John Cooper Works pintado com as cores do Palmeiras, terminaram o Rali da Catalunha em 30º.

A classificação final do WRC 2012 mostra bem a superioridade de Loeb perante os rivais. O francês fechou o ano com nove vitórias e 270 pontos. O vice-campeão do mundo, Mikko Hirvonen, somou 213, enquanto Jari-Matti Latvala ficou bem mais atrás, em terceiro, com 154. Grande temporada fez Ostberg, que foi o primeiro colocado dentre os pilotos das equipes independentes. Correndo pela Adapta, o jovem norueguês fechou com 149 pontos, enquanto Petter Solberg, segundo piloto da Ford, ficou apenas com 124.

Agora o WRC faz uma pausa de pouco mais de dois meses. A primeira prova da temporada 2013, o Rali de Monte Carlo, será disputada entre 17 e 20 de janeiro, em superfície mista de asfalto e gelo.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.