Loeb vence quinta especial reduzida no Rali Dakar e Peterhansel assume liderança entre carros na chegada a Oruro

Sébastien Loeb conquistou sua segunda vitória na edição 2017 do Rali Dakar, mas foi Stéphane Peterhansel quem assumiu a liderança da disputa entre os carros.

 

5ª ETAPA |6 de janeiro

Tupiza (BOL) – Oruro (BOL)
  
Deslocamento: 245 km 
Trecho cronometrado: 447 km 
Percurso total: 692 km
 
Sébastien Loeb conquistou sua segunda vitória na edição 2017 do Rali Dakar. Nesta sexta-feira (6), o francês completou a quinta especial da prova, disputada entre Tupiza e Oruro, na Bolívia, 44s à frente de Nani Roma, na Toyota. Campeão vigente, Stéphane Peterhansel completou o top-3.
 
Neste quinto dia do maior e mais duro rali do planeta, os competidores desafiaram o altiplano boliviano, agora aclimatados com a altitude. Mesmo assim, a especial era das mais difíceis do roteiro, já que os pilotos tinham de encarar dois setores de dunas, com a parte mais complicada reservada para o setor final do trecho cronometrado.
Sébastien Loeb venceu a quinta especial do Dakar (Foto: Flavien Duhamel/Red Bull Content Pool)

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 3
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Com o clima ruim no caminho até Oruro, entretanto, a organização do Dakar decidiu encerrar a disputa após o primeiro trecho da especial, depois de 219 km, optando por não recomeçar a disputa depois da zona de neutralização.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Vencedor do estágio anterior, Cyril Despres foi responsável por abrir caminho nesta sexta-feira já com um grid bastante reduzido, já com as ausências de Yazeed Al-Rajhi e Carlos Sainz, por exemplo.
 
Em um dia onde as motos sofreram com muitas falhas de navegação, as duplas foram especialmente cuidadosas, mas Loeb e Daniel Elena chegaram ao WP2 já na liderança, 1min09s à frente de Peterhansel. Sem Nasser Al-Attiyah, Mikko Hirvonen vinha se apresentando como principal oponente da Peugeot, aparecendo em terceiro, 3min28s atrás do multicampeão do WRC.
 
Com a navegação afiada de Elena, Loeb abriu vantagem na ponta e alcançou o WP3 com 6min21s de margem para Nani Roma, que vinha então em segundo. Peterhansel, por sua vez, tinha tido dificuldades com o caminho e tinha se afastado um pouco do companheiro de Peugeot.
 
Seguindo a tendência registrada nas motos, Hirvonen também errou a leitura do roadbook e acabou se afastando 4 km do percurso. Despres também teve dificuldades para encontrar o caminho, especialmente com a missão de abrir o dia.
 
Quem não se saiu muito melhor na navegação foi Giniel De Villiers. O sul-africano confundiu completamente o caminho e perdeu muito terreno na briga pela vitória.

#GALERIA(6903)

Na chegada ao WP4, Loeb seguia na ponta, mas um pequeno erro de navegação da dupla #309 permitiu a aproximação de Roma, que agora vinha a 28s. Peterhansel, por sua vez, tinha 1min36s de atraso.
 
Na reta final da encurtada disputa, Sébastien segurou Nani por 44s e garantiu seu segundo triunfo na prova. Peterhansel ficou em terceiro, com Despres completando a especial em quarto, já 10min33s atrás de Loeb. Romain Dumas completa o top-5.
Com o resultado desta quinta especial, Peterhansel tem a liderança do Dakar com 1min09s de margem para Loeb. A terceira posição é de Despres, com Roma aparecendo para quebrar a sequência da Peugeot, com apenas 5min35s de atraso para o líder. Hirvonen completa a lista dos cinco primeiros. Os brasileiros Sylvio de Barros e Rafael Capoani têm o 14º posto na classificação, 3h10min42 atrás do multicampeão do Dakar.

Rali Dakar 2017, 5ª etapa, Carros:

1 309 SÉBASTIEN LOEB
DANIEL ELENA
FRA TEAM PEUGEOT
3008 DKR PEUGEOT
2:24:03  
2 305 NANI ROMA
ALEXANDRE HARO
ESP OVERDRIVE TOYOTA
HILUX TOYOTA
2:24:47 00:00:44
3 300 STÉPHANE PETERHANSEL
JEAN-PAUL COTTRET
FRA TEAM PEUGEOT
3008 DKR PEUGEOT
2:25:34 00:01:31
4 307 CYRIL DESPRES
DAVID CASTERA
FRA TEAM PEUGEOT
3008 DKR PEUGEOT
2:34:36 00:10:33
5 318 ROMAIN DUMAS
ALAIN GUEHENNEC
FRA RD LIMITED
3008 DKR PEUGEOT
2:35:58 00:11:55
6 320 CONRAD RAUTENBACH
ROBERT HOWIE
ZIM OVERDRIVE TOYOTA
TOYOTA
2:40:45 00:16:42
7 335 ERIC BERNARD
ALEXANDRE VIGNEAU
FRA SODICARS
BUGGY BV2-1 PROTO
2:42:11 00:18:08
8 308 ORLANDO TERRANOVA
ANDREAS SCHULZ
ARG X-RAID
JOHN COOPER WORKS RALLY MINI
2:45:54 00:21:51
9 316 JAKUB PRZYGONSKY
TOM COLSOUL
POL ORLEN
ALL 4 RACING
MINI
2:53:02 00:28:59
10 302 GINIEL DE VILLIERS
DIRK VON ZITZEWITZ
RSA TOYOTA GAZOO
HILUX TOYOTA
2:53:54 00:29:51
11 310 ERIK VAN LOON
WOUTER ROSEGAAR
HOL VANLOON
HILUX OVERDRIVE TOYOTA
2:55:49 00:31:46
12 319 SHEIKH KHALID AL QASSIMI
PASCAL MAIMON
EAU PH-SPORT
2008 DKR PEUGEOT
3:03:08 00:39:05
13 306 YAZEED ALRAJHI
TIMO GOTTSCHALK
SAL X-RAID
JOHN COOPER WORKS RALLY MINI
3:04:26 00:40:23
14 314 BORIS GARAFULIC
FILIPE PALMEIRO
CHI X-RAID
ALL 4 RACING MINI
3:06:02 00:41:59
15 303 MIKKO HIRVONEN
MICHEL PÉRIN
FIN X-RAID
JOHN COOPER WORKS RALLY MINI
3:03:59 00:39:56
30 339 SYLVIO BARROS
RAFAEL CAPOANI
BRA X-RAID
ALL 4 RACING MINI
3:35:50 01:11:47
31 322 MOHAMMED ABU-ISSA
XAVIER PANSERI
CAT X-RAID
ALL 4 RACING MINI
3:35:58 01:11:55
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube