Motos: Coma vence quinta especial marcada por reviravoltas e assume liderança isolada do Dakar

Espanhol completou estágio entre Chilecito e San Miguel de Tucumán, na Argentina, em 3h02min08s, e contou com a sorte, já que líderes enfrentaram problemas. Antigo líder, Barreda agora tem prejuízo de 41min10s para compatriota

 
5ª etapa  
Chilecito (ARG) – San Miguel de Tucumán (ARG)  
Deslocamento: 385 km  
Trecho cronometrado: 322 km (encurtada)  
Percurso total: 912 km

Marc Coma triunfou no quinto dia da edição de 2014 do Rali Dakar, em uma especial marcada por resultados inusitados e vários revéses. Nesta quinta-feira (9), no percurso entre Chilecito e San Miguel de Tucumán, na Argentina, o espanhol da KTM completou o trajeto cronometrado de 322 km em 3h02min08s.
 
Mais de 12min atrás, aparece a primeira grande surpresa do dia: o espanhol Jordi Viladoms. Completando um top-3 dominado pela KTM surge o polonês Kuba Przygonski, pela primeira vez entre os cinco primeiros nesta edição da prova.
Coma venceu quinto estágio e disparou na liderança do Dakar (Foto: Getty Images)
Helder Rodrigues, quarto colocado, foi o primeiro piloto não-KTM a cruzar a linha de chegada, guiando sua Honda #7. Fechando um top-5 repleto de surpresas, aparece o sul-africano Riaan Van Niekerk, com um atraso de 22min45s para o vencedor.
 
Os resultados alteraram drasticamente a classificação geral. Com a vitória, Coma assumiu a liderança na soma dos tempos e abriu importante vantagem de 41min10s para Joan Barreda, agora vice-líder por ter completado o quinto dia apenas em 17º.
 
Joaquim López Contardo permanece em terceiro, mas agora com um prejuízo de quase 54min para o novo líder, já que fechou o estágio em uma discretíssima 27ª colocação.
 
Destaque do dia, Viladoms subiu para quarto e superou Alain Duclos no agregado, jogando o francês para o quinto lugar, 1h02min13s atrás de Coma.

O dia também encerrou a participação do último brasileiro restante entre os inscritos nas motos. Dário Júlio sofreu uma violenta queda e abandonou a prova. Na quarta especial, Jean Azevedo também havia deixado a disputa.

 
A especial foi encurtada em 205 km pela organização do evento por conta das altas temperaturas registradas na região da prova.
 

Rali Dakar 2014, motos, resultados após 5 estágios:

1 Marc COMA ESP KTM 18:45:11 5 estágios
2 Joan BARREDA ESP Honda +41:10  
3 Francisco LÓPEZ CONTARDO CHL KTM +53:41  
4 Jordi VILADOMS ESP KTM +58:58  
5 Alain DUCLOS FRA Sherco +1:02:13  

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.