Motos: Svitko vence etapa difícil em La Rioja, mas Price mantém liderança e vantagem confortável no Rali Dakar

Stefan Svitko manteve o bom momento da austríaca KTM nesta fase final do Dakar 2016. Na primeira ‘perna’ da segunda etapa Maratona da prova, o eslovaco completou o percurso de 244 km entre Belén e La Rioja, na Argentina, e diminuiu em 5min47s a vantagem do australiano Toby Price que, no entanto, ainda está mais de 20min à frente do adversário

Cada vez mais, a luta do Rali Dakar na disputa das motos vai ficando com a cara do australiano Toby Price. Com ampla margem na liderança da prova, o jovem piloto da KTM agora tem de cumprir um restante de competição sem cometer muitos erros e sem perder muita distância para seus principais adversários. Nesta quarta-feira (13), Price terminou a etapa de extensão reduzida para 244 km de trecho cronometrado entre Belén e La Rioja, na Argentina, em terceiro lugar, ficando 5min47s atrás do vencedor da décima etapa do Dakar, a primeira ‘perna’ da segunda etapa Maratona da prova, o eslovaco Stefan Svitko, também da KTM.
 
A largada da especial desta quarta-feira seria histórica e bastante distinta, com os dez primeiros colocados no geral nas motos, os dez primeiros carros e os cinco primeiros caminhões largando juntos. Entretanto, em razão das fortes chuvas na região na última noite, a organização do Dakar optou por adiar a partida em alguns minutos e, pouco depois, definiu que as cinco primeiras motos partiriam primeiro, depois cinco carros e outros cinco caminhões, em regime de largada alternada.
 
Ao longo da etapa, Svitko dominou a prova nas dunas e conquistou sua primeira vitória em especial nesta edição da prova. Um dos destaques foi o argentino Kevin Benavides, da Honda South America, que conquistou um bom segundo lugar, ficando a 2min54s do tempo estabelecido por Svitko, que completou os 244 km de trecho cronometrado em 3h47min23s.
Stefan Svitko levou a melhor em uma etapa muito difícil rumo a La Rioja (Foto: Marcelo Maragni/KTM)
Price terminou em terceiro. Sem perder contato com os líderes, o australiano fez uma prova segura o bastante para não apenas manter a diferença confortável que tem na ponta da disputa. Assim, o piloto da moto #3 manteve a liderança geral do Dakar depois de terminar a etapa à frente de Paulo Gonçalves. O luso, um dos grandes nomes de toda a competição, vai buscando reagir depois de uma terça-feira muito difícil e marcada por problemas que praticamente lhe tiraram a chance de brigar pelo título.
 
O quinto lugar da etapa coube ao francês Antoine Meo, que assim colocou a terceira KTM entre as cinco primeiras em La Rioja. O piloto, outro que vem fazendo um grande rali nas motos, foi seguido pelo chileno Pablo Quintanilla, o primeiro a representar a Husqvarna. Hélder Rodrigues, primeiro dentre os pilotos que corre com Yamaha, foi o sétimo na disputa, à frente do norte-americano Ricky Brabec. Adrien van Beveren, francês, também da Yamaha, e Gerard Farres Guell, espanhol que representa a KTM, completaram o rol dos dez primeiros.
 
Na parcial com os resultados da prova das motos nesta quarta-feira, Price comanda a classificação com 34h49min04s de tempo total de prova. Sua vantagem é enorme perante Svitko: 23min12s. Assim, apenas um grande erro ou uma queda pode tirar o australiano do título restando três dias para o fim do Dakar 2016.
Toby Price caminha a passos largos para vencer seu primeiro Rali Dakar (Foto: Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool)
Mesmo com todo o revés sofrido na última terça-feira, Gonçalves permanece em uma boa posição na prova e é o terceiro, com 34min15s atrás de Price. Dono de um bom desempenho no Dakar, Quintanilla aparece em quarto e é o melhor sul-americano na competição, com Meo fechando a lista dos cinco primeiros.
 
Kevin Benavides aparece em sexto, menos de um minuto atrás do francês da KTM. Hélder Rodrigues sustenta o sétimo lugar, com Brabec logo atrás. Farres Guell e Van Beveren completam a relação do top-10 das motos no Dakar.
 
A segunda etapa Maratona do Dakar 2016 será completada entre La Rioja e San Juan, na Argentina. Será uma etapa novamente muito desgastante, como fesh-fesh, ar eia fina como talco, que pode dificultar a vida dos competidores. A velocidade também será uma das marcas da etapa, uma vez que o roteiro prevê muitas retas. Ao todo, estão previstos 712 km de trecho total e 431 km de percurso cronometrado.

Rali Dakar 2016, dia 11, motos:

1 5 STEFAN SVITKO ESL SLOVNAFT TEAM
KTM
3:47:23  
2 2 PAULO GONÇALVES POR HRC RALLY
HONDA
3:50:17 00:02:54
3 47 KEVIN BENAVIDES ARG HONDA SOUTH AMERICA
HONDA
3:53:10 00:05:47
4 3 TOBY PRICE AUS RED BULL KTM FACORY TEAM
KTM
3:53:24 00:06:01
5 49 ANTOINE MEO FRA RED BULL KTM FACORY TEAM
KTM
3:55:06 00:07:43
6 4 PABLO QUINTANILLA CHI HUSQVARNA
HUSQVARNA
3:57:18 00:09:55
7 7 HELDER RODRIGUES POR YAMAHA MOTOR EUROPE
YAMAHA
3:59:24 00:12:01
8 48 RICKY BRABEC EUA HRC RALLY
HONDA
4:01:10 00:13:47
9 42 ADRIEN VAN BEVEREN FRA YAMAHA MOTOR EUROPE
YAMAHA
4:05:24 00:18:01
10 23 GERARD FARRES GUELL ESP HIMON SA
KTM
4:14:09 00:26:46
 
VIU ESSA? PILOTO DÁ SURRA EM RIVAL EM PROVA DE MOTO

determinarTipoPlayer(“15733473”, “2”, “0”);
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.