Mundial de Rali muda regulamento e proíbe transmissão de informações de performance aos pilotos a partir de 2015

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) aprovou uma alteração do regulamento do Mundial de Rali que proíbe a transmissão de informações de performance aos pilotos. Nova regra entra em vigor em 2015

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou na última quinta-feira (4) que os times do Mundial de Rali não mais poderão transmitir aos pilotos informações relacionadas à performance durante as especiais. A mudança foi aprovada durante uma reunião do Conselho Mundial em Doha, no Catar.
 
A medida tem como objetivo aumentar a competitividade do WRC. Nos últimos anos, os pilotos eram informados sobre as diferenças para os rivais e podiam controlar suas margens durante a disputa. Com a mudança, os competidores não conhecerão suas posições e nem a dos rivais, nem tampouco se alguém abandona ou perde tempo.
Equipes não poderão transmitir informações de performance aos pilotos no WRC (Foto: Getty Images)
“A partir de 2015, a transmissão de informações de performance ou informações de ou para um carro competindo, que não estejam relacionadas com segurança, estão proibidas durante os estágios especiais para ajudar a promover a competição”, explicou a FIA.
 
Com a aprovação da medida, a FIA também determinou que, caso algum time descumpra a nova regra, a exclusão do campeonato pode ser aplicada como punição. 
 
Além disso, em uma nova medida para tentar aumentar a competitividade, a FIA mudou a pontuação das categorias WRC2 e WRC3, dando mais chances no Mundial de Equipes aos times que alinham um único carro. A partir do próximo ano, apenas o carro melhor colocado somará pontos para a escuderia.
 
A entidade máxima do esporte também decidiu que vai considerar como abandono os carros que permanecerem mais de 20s parados na largada. Esses competidores serão excluídos desta etapa, mas poderão voltar no trecho seguinte.
O PRIMEIRO CARRO DE AYRTON SENNA

O primeiro carro usado por Ayrton Senna na F1 foi colocado à venda no Reino Unido. A Cars International, que trabalha com carros históricos, informou que a Toleman com que o tricampeão do mundo estreou na categoria está em negociação. O modelo é o TG183B #5, guardado até o início dos ano 90, quando foi adquirido e restaurado pelo americano Mike Earl.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.