Al-Attiyah vence novamente, mas Peterhansel fica perto e mantém liderança do Dakar

O novato Henk Lategan voltou a andar muito bem e chegou a liderar parte da especial entre Wadi Ad-Dawasir e Riad, mas terminou em quarto, sendo superado por Nasser Al-Attiyah, que triunfou pela terceira vez seguida, e por Stéphane Peterhansel, que cruzou a zona de meta somente 11s atrás do catariano. Guilherme Spinelli e Youssef Haddad foram bem de novo e fecharam o dia em 14ª na especial

4ª etapa – Wadi Ad-Dawasir – Riad
Trecho de especial: 337 km
Deslocamentos: 476 km
Trecho total: 813 km

Nasser Al-Attiyah segue recuperando terreno depois do décimo lugar na primeira especial do Dakar 2021. Após o revés no último domingo, o tricampeão do maior rali do mundo encaixou uma sequência imbatível que ganhou novo capítulo nesta quarta-feira (6) com o triunfo na quarta especial da prova, entre Wadi Ad-Dawasir e Riad, na Arábia Saudita. No trecho cronometrado de 337 km, mas de percurso total de 813 km em razão dos deslocamentos, o piloto da Toyota marcou 2h35min59s tendo ao seu lado o navegador francês Mathieu Baumel. Mas Stéphane Peterhansel, o ‘Monsieur Dakar’, andou perto de Nasser o tempo todo e concluiu a especial com somente 11s de atraso, cenário que o mantém na liderança geral do rali com o buggy da Mini, tendo como copiloto o também francês Edouard Boulanger.

Assim como já havia acontecido na terça-feira, o grande nome da especial desta quarta foi o sul-africano Henk Lategan, que faz uma bela jornada em sua estreia no Dakar a bordo do Toyota Hilux da equipe de fábrica da marca japonesa. Tendo ao seu lado o também sul-africano Brett Cummings como navegador, o piloto chegou a liderar uma boa parte da prova na passagem pelos waypoints durante a especial, mas acabou em terceiro lugar, 1min30s atrás de Al-Attiyah.

+++ Com figurões na Arábia Saudita, Dakar abre 2021 do automobilismo

NASSER AL-ATTIYAH; DAKAR; DAKAR 2021;
Nasser Al-Attiyah venceu pela terceira vez seguida no Dakar 2021 (Foto: Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Em contrapartida, a Toyota teve confirmada a baixa de Bernhard Ten Brinke depois do forte acidente sofrido na especial em laço em Wadi Ad-Dawasir. O piloto holandês e o navegador belga Tom Colsoul escaparam ilesos da capotagem, mas a Hilux #306 ficou destruída. Mesmo com todas as tentativas de reparar o carro, foi impossível retornar para abrir a especial desta quarta-feira rumo a Riad.

Sébastien Loeb fez outra boa especial depois de um início complicado e vai também ganhando terreno na classificação geral. O eneacampeão do Mundial de Rali, em sua quinta participação no Dakar, foi o quarto colocado na quarta etapa da edição 2021 da maior prova off-road do mundo, tendo ao seu lado o navegador monegasco Daniel Elena a bordo do protótipo Hunter preparado pela Prodrive. Com 2min36s de atraso para Al-Attiyah, Loeb terminou à frente de outro gigante do Dakar, Carlos Sainz, atual campeão da prova.

Com o buggy da Mini, navegado pelo catalão Lucas Cruz, o veterano chegou a liderar no primeiro waypoint, mas perdeu um pouco de terreno, ainda que nada fosse comparado ao revés da última terça-feira, quando o espanhol perdeu mais de 30 minutos após um erro de navegação. Sainz e Cruz fecharam 20s atrás de Loeb e em quinto lugar na etapa.

A tripulação da Toyota Hilux #307 pilotada pelo polonês Jakub ‘Kuba’ Przygonski e pelo navegador alemão Timo Gottschalk ficou na sexta colocação do dia, sendo seguida pelo Peugeot 3008DKR guiado por Khalid Al Qassimi, dos Emirados Árabes, que disputa o Dakar 2021 ao lado do navegador francês Xavier Panseri.

Em seguida, terminaram duas duplas que correm com Mini All4 Racing da equipe alemã X-Raid: os russos Vladimir Vasilyev e Dmitro Tsyro, em oitavo, e os argentinos Orly Terranova e Bernardo Graue, em nono. A bordo da Toyota Hilux preparada pela belga Overdrive, o holandês Erik Van Loon terminou a especial em décimo ao lado do copiloto francês Sébastien Delaunay.

Guilherme Spinelli e Youssef Haddad tiveram outro dia bom no deserto. Depois da 13ª colocação na especial em lado na última terça, a dupla brasileira da X-Raid fechou a etapa desta quarta-feira em 14º lugar. Já um dos bons nomes da prova até o momento, Mathieu Serradori, enfrentou problemas durante o percurso, perdeu cerca de 20 minutos e foi apenas o 17º com o buggy 4×2 da Century.

Quem também compete com um buggy da Century é a dupla brasileira formada por Marcelo Gastaldi e Lourival Roldan. Depois de dois dias bastante complicados, a tripulação conseguiu fazer uma boa prova nesta quarta especial e voltou ao top-20 para cruzar a zona de meta com o 19º melhor tempo, 20min14s atrás de Al-Attiyah.

STÉPHANE PETERHANSEL; DAKAR; DAKAR 2021;
Stéphane Peterhansel e Edouard Boulanger seguem na liderança geral do Dakar (Foto: Eric Vargiolu/DPPI/ Red Bull Content Pool)

Com os resultados desta quarta-feira, Al-Attiyah recortou só um pouco da vantagem que ainda ostenta Peterhansel, líder da classificação geral com 13h15min12s de tempo total e 4min58s de vantagem para Nasser. Sainz está em terceiro, mas bastante distante dos seus dois principais adversários no Dakar 2021, ficando a 36min19s do tempo de Peterhansel, seu companheiro de equipe na Mini.

O revés na especial rumo a Riad fez Serradori despencar para sétimo na classificação geral. A quarta posição agora é de Loeb, 48min14s atrás de Peterhansel, Lategan, com a boa jornada ao longo do dia, ganhou mais duas posições e agora aparece em quinto, 30s atrás de Loeb. Quem também pegou o ‘elevador’ do Dakar nos carros foram os brasileiros Spinelli e Haddad, que aparecem na classificação geral provisória agora em 19º, avançando duas posições na comparação com a terça-feira. Gastaldi e Roldan aparecem em 25º na tabela de tempos da competição dos carros após quatro dias.

Dakar 2021, Carros, classificação geral após quatro etapas:

1S PETERHANSEL
E BOULANGER
X-RAID MINI 13:15:12 
2N AL-ATTIYAH
M BAUMEL
TOYOTA 13:20:10+0:04:58
3C SAINZ
L CRUZ
X-RAID MINI 13:51:31+0:36:19
4S LOEB
D ELENA
BAHRAIN RAID 14:03:26+0:48:14
5H LATEGAN
B CUMMINGS
TOYOTA 14:03:56+0:48:44
6J PRZYGONSKI
T GOTTSCHALK
ORLEN / OVERDRIVE 14:04:28+0:49:16
7M SERRADORI
F LURQUIN
CENTURY 14:07:10+0:51:58
8S KHALID AL QASSIMI
X PANSERI
ABU DHABI 14:14:31+0:59:19
9M PROKOP
V CHYTKA
BENZINA ORLEN TEAM 14:24:03+1:08:51
10N ROMA
A WINOCQ
BAHRAIN RAID 14:33:02+1:17:50
19G SPINELLI
Y HADDAD
X-RAID 15:10:09+1:54:57
25M TIGLIA GASTALDI
L ROLDAN
CENTURY 15:26:05+2:10:53
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.