Neuville escapa da pista no shakedown do Rali da Finlândia e derruba árvore com força do impacto

Thierry Neuville sofreu um acidente durante o shakedown o Rali do Finlândia e derrubou uma árvore. O belga escapou da pista e bateu com a traseira do Hyundai i20

Thierry Neuville sofreu um acidente impressionante na manhã desta quinta (30), durante o shakedown do Rali da Finlândia. No final de sua primeira passagem pelo trecho de 4.62 km do estágio de Ruuhimäki, o belga perdeu o controle do Hyundai i20 e acertou uma árvore com a traseira do carro.
 
Por conta da força do impacto, a árvore caiu, mas Neuville e o navegador Nicolas Gilsoul escaparam ilesos do acidente. O i20, no entanto, ficou bastante danificado e voltou para área de Jyväskylä para que os mecânicos da Hyundai possam prepará-lo para a sequência da etapa, a oitava da temporada do Mundial de Rali.
O estado do Hyundai de Neuville após a batida na árvore (Foto: Reprodução)
Antes de poder voltar à prova, o Hyundai terá de ser avaliado pela comissão técnica da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), que dará a palavra final sobre a condição do carro.
 
“Foi uma escapada bem grande. Entrei na curva a 160 km/h e escapei a cerca de 80 km/h. Não tinha como fugir, porque as árvores eram muito próximas da pista”, explicou Neuville. “A aderência era muito menor do que eu esperava. Vi as marcas de freada dos outros rapazes e tentei adaptar. Mas eu estava muito fora da linha e com a inclinação da pista, não consegui fazer a curva”, continuou.
 

determinarTipoPlayer(“15556737”, “2”, “0”);


“Puxei o freio de mão para tentar ir de traseira para as árvores”, contou. “É uma curva para a esquerda de quinta marcha, mas eu entrei em sexta. Assim que comecei a frear, a direção travou por completo”, completou.
 
Durante o shakedown, Mads Ostberg foi 0s4 mais rápido que Andreas Mikkelsen e ficou com a liderança. Robert Kubica apareceu na sequência, com Jari-Matti Latvala, Sébastien Ogier e Ott Tänak completando o top-6.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.