Nos carros, Spinelli busca penta do Rali dos Sertões, mas tem pela frente mitológico Peterhansel

Neste sábado, começa o Rali dos Sertões. Entre os carros, Guilherme Spinelli é um dos favoritos para conquistar o título, mas o brasileiro terá como concorrente uma das lendas do Dakar: Stéphane Peterhansel


Com a abertura do 20º Rali dos Sertões se aproximando, Guilherme Spinelli surge como favorito destacado ao título. Não é para menos. O experiente piloto luta pelo pentacampeonato, sendo que conquistou as duas últimas edições, sempre ao lado do navegador Youssef Haddad. Para isso, sua arma para buscar mais um título é o Mitsubishi Lancer, praticamente o mesmo carro, com algumas mudanças de acerto aqui e ali, que a dupla vem levando para o Dakar há alguns anos.

Carioca de 39 anos, ‘Guiga’, como é conhecido, vai lutar para conquistar, em 2012, seu quinto título no Sertões, uma vez que ele já vem de outras duas vitórias na década passada, em 2003 e 2004, correndo ao lado do copiloto Marcelo Vivolo. Contudo, a tarefa do principal piloto da Mitsubishi, que neste ano vem com patrocínio da Petrobras e a mudança do tradicional layout vermelho para o branco, verde e amarelo, será duríssima. Tudo porque Spinelli e Haddad terão pela frente um grande mito do esporte.

Vencer o Rali Dakar uma vez já é um feito notável para um competidor. Mas apenas um homem na história conquistou o maior e mais perigoso rali do mundo dez vezes. Peterhansel ganhou a competição seis vezes com motos, sempre com Yamaha, e outras quatro nos carros, sendo que a última foi em janeiro de 2012, entre Argentina, Chile e Peru. O mitológico francês chega para ser o grande desafiador de Spinelli na luta pelo título e contará com duas armas importantes para sair de sua primeira competição no Brasil com o troféu de campeão: o inseparável e igualmente vencedor copiloto Jean-Paul Cottret e o poderoso Mini All4 Racing da fortíssima equipe Monster X-Raid. A favor de Spinelli-Haddad conta a experiência no Sertões, sempre importante quando se tem um adversário da grandiosidade de Peterhansel.

Spinelli é um dos favoritos para vencer nos carros, mas terá "apenas" Stéphane Peterhansel  pela frente (Foto: Rali dos Sertões/Facebook)

Mas outros grandes pilotos também poderão lutar pelo título. A X-Raid levará novamente o BMW X3 ao Sertões. Mas não com Paulo Nobre, o Palmeirinha, que está fazendo a temporada completa do WRC ao lado de Edu Paula. Desta forma, a equipe alemã vai entregar a condução do ótimo bólido ao experiente piloto Riamburgo Ximenes, campeão em 1999. Ao lado do cearense estará o navegador Flavio França, que nos últimos anos foi parceiro de Klever Kolberg no Sertões. Desta vez, Kolberg, um dos pioneiros do Brasil no Dakar, não estará presente no grid do Rali dos Sertões.

Entre os outros destaques dentre os 46 carros inscritos nesta edição está Victor Caballero, chileno que vai correr com um Toyota FJ Cruiser, ao lado do compatriota Jorge Pérez, completando com Spinelli, Peterhansel e Riamburgo o rol dos quatro pilotos da categoria T1 FIA, a mais importante da prova. Contudo, pilotos de grande experiência não podem ser descartados da luta pela vitória, como Marcos Moraes, que vai correr ao lado de Fabio Pedroso em um protótipo T-Rex, e Reinaldo Varela, que compete no Mundial de Cross-Country da FIA ao lado de Gustavo Gugelmin e que vai guiar um dos Mitsubishi L200 Triton RS em agosto.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube