Nova fornecedora única, Pirelli apresenta pneus para temporada 2021 do WRC

Anúncio da Pirelli marca retorno da fábrica ao WRC para triênio 2021-23

A Pirelli anunciou, na tarde desta quinta-feira (8), uma nova linha de pneus para o WRC – Campeonato Mundial de Rali. Será com este modelo de pneus que a fábrica italiana retornará a ser fornecedora exclusiva da categoria a partir de 2021. O evento aconteceu na Sardenha, durante a etapa local do WRC.

Fechada como única fornecedora pelo triênio 2021-23, a Pirelli acabou tendo de atrasar o desenvolvimento dos novos pneus por conta da pandemia do novo coronavírus, mas conseguiu entregar sem perder tanto tempo. Durante o evento no Rali da Sardenha, o piloto da Citroën, Andreas Mikkelsen, esteve como passageiro em volta no carro de teste da marca francesa.

“Depois de um intenso programa de preparação, estamos muito satisfeitos em apresentar nossos novos pneus na Sardenha e dar para algumas pessoas a chance de experimentá-los do assento do copiloto durante o shakedown. Mais tarde, neste fim de semana, todos também poderão ver o carro de teste da Pirelli em ação quando nosso campeão mundial, Petter Solberg, o pilotará na fase final do rali aqui em nosso evento de casa, na Sardenha”, disse o diretor de competições de rali da Pirelli, Terenzio Testoni.

“A próxima vez que você verá nossos pneus Pirelli em um evento do Campeonato Mundial de Rali será no Rali de Monte Carlo, no ano que vem, quando começaremos nosso mandato como fornecedor exclusivo. Para criar estes pneus, usamos as lições aprendidas na Fórmula 1, bem como nossa experiência em ralis, outros esportes motorizados e com nossos pneus de ultra desempenho para uso nas estradas”, finalizou.

A Pirelli anunciou os novos pneus do WRC (Foto: Reprodução/Pirelli)

“A temporada do WRC oferece um teste abrangente para qualquer fornecedor de pneus, começando, geralmente, com as condições de inverno do lendário ‘Monte’. Aqui, as etapas podem ser completamente secas em algumas partes e cobertas de gelo e neve em outras. Os pilotos podem escolher entre os pneus Sottozero Snow da Pirelli, com ou sem pregos, ou pneus de asfalto mais comuns”, falou a Pirelli em comunicado.

“Nas condições mais extremas enfrentadas em ralis de inverno escandinavos, como na Suécia, um pneu Sottozero Ice é fornecido. Cada um deles possui 384 pinos que penetram na superfície e fornecem níveis incríveis de aderência, mas o pneu ainda deve ser capaz de reter esses pinos em seções que podem apresentar mais cascalho, especialmente quando as temperaturas estão mais amenas”, seguiu.

“Ao longo do restante da temporada, as equipes e pilotos enfrentam uma gama completa de ralis de cascalho diferentes. Um único pneu de cascalho Scorpion, disponível em compostos duro e macio, tem que lidar com o calor extremo e as estradas rochosas encontradas ao redor do Mediterrâneo, como no Rali Itália Sardenha, e enfrentar as velocidades impressionantes vistas no Rali da Finlândia, além de oferecer aderência na lama e na chuva como as geralmente encontradas no País de Gales”, destacou.

“Há uma diversidade semelhante entre os eventos de asfalto puro, para os quais o P Zero será fornecido em compostos duro e macio. Estes podem variar desde as estradas suaves semelhantes a circuitos como encontradas na Espanha até superfícies mais irregulares e sujas, onde a aderência é importante. Todos os pneus de asfalto devem ser adequados para uso em condições secas e molhadas, assim como vemos nas ruas, mas um pneu de chuva Cinturato também está disponível para condições extremas deste tipo de clima, ajudando a expulsar a água”, encerrou.

Entre idas e vindas, a Pirelli está no Mundial de Rali desde a temporada inaugural, em 1973.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Pega! Hamilton disse que nunca teve reunião sobre Deodoro
.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube