Ogier domina Gales e abre última etapa da temporada 2015 do WRC com folga na liderança. Latvala abandona

Após abandono precoce de Jari-Matti Latvala, Sébastien Ogier não encontrou rivais e fechou o primeiro dia do Rali de Gales com 12s9 de vantagem para Kris Meeke. Andreas Mikkelsen completa o top-3

Sébastien Ogier completou o primeiro dia do Rali de Gales na liderança. Ao fim dos três estágios desta sexta-feira (13), o piloto da Volkswagen tem 12s9 de vantagem para Kris Meeke, o segundo colocado. Andreas Mikkelsen completa o top-3.
 
No início da disputa em Gales, Jari-Matti Latvala ainda mostrou alguma resistência ao companheiro de equipe, mas Ogier conseguiu fechar o estágio de Hafren com 0s8 de vantagem. 
Sébastien Ogier e Julien Ingrassia dominaram o primeiro dia do Rali de Gales (Foto: Volkswagen)
Na especial seguinte, a sorte mudou de vez para o lado de Latvala. 600 metros após iniciar o Sweet Lamb, Jari-Matti escapou na freada e caiu em uma vala, danificando irreversivelmente o Polo R WRC. Thierry Neuville não teve muito mais sorte e perdeu uma roda do Hyundai i20 após atingir uma árvore. Kevin Abbring também abandonou, mas por conta de problemas mecânicos. 
 
 Sem Latvala para oferecer resistência, Ogier não encontrou rivais e, além de vencer o Sweet Lamb, também foi o melhor no Myherin. 
 
Promovido ao segundo posto, Meeke já chegou para a troca de pneus com 12s de atraso para Ogier e apenas viu a margem do parceiro de Julien Ingrassia aumentar ainda mais. 
 
Terceiro, Mikkelsen tem 3s9 de atraso para o rival da Citröen e já sustenta uma boa margem para Mads Ostberg, o quarto colocado. O #9 não participou do shakedown de quinta-feira, pois precisou visitar os médicos da Volkswagen, na Alemanha, por conta de um problema médico não divulgado. O companheiro de Ola Floene, entretanto, retornou ao País de Gales a tempo de participar da largada promocional da noite passada.
Andreas Mikkelsen perdeu o shakedown de Gales por um problema médico (Foto: Volkswagen)
Correndo em casa, Elfyn Evans ainda não se sente muito confiante a bordo do Ford Fiesta RS, mas completa o top-5, à frente de Dani Sordo, que perdeu 10s após ter rodado, e Hayden Paddon, que escalou o pelotão com uma boa performance na terceira especial. Em dificuldades com o piso molhado e a lama, Ott Tanak aparece apenas em oitavo. Martin Prokop e Stephane Lefevbre completam a lista dos dez primeiros em Gales.
 
Robert Kubica, por sua vez, vive um pesadelo nesse início de disputa. Depois de um problema de câmbio no shakedown, o ex-piloto de F1 tinha o oitavo posto na classificação quando teve um furo de pneu no Myherin, despencando para o 17º posto, mais de três minutos atrás do líder.
 
WRC, Rali de Gales, 3 estágios:
 
1
1
SÉBASTIEN OGIER
FRA
VOLKSWAGEN 
37:36.3
3 estágios
2
3
KRIS MEEKE
IRL
CITROËN
+12.9
 
3
9
ANDREAS MIKKELSEN
NOR
VOLKSWAGEN
+16.8
 
4
4
MADS OSTBERG
NOR
CITROËN
+22.8
 
5
5
ELFYN EVANS
GAL
M-SPORT FORD
+40.3
 
6
8
DANI SORDO
ESP
HYUNDAI
+49.4
 
7
20
HAYDEN PADDON
NZL
HYUNDAI
+54.5
 
8
6
OTT TÄNAK
EST
M-SPORT FORD
+56.9
 
9
21
MARTIN PROKOP
TCH
CZECH FORD
+1:21.9
 
10
12
STEPHANE LEFEBVRE
FRA
ABU DHABI CITROËN
+1:44.8
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.