Ogier encabeça trifeta da Volkswagen no Rali da Austrália e garante bicampeonato do WRC para marca alemã

Sébastien Ogier, Jari-Matti Latvala e Andreas Mikkelsen, todos representando a Volkswagen, subiram ao pódio do Rali da Austrália ao final dos 20 estágios de disputa. Assim ficou assegurado de forma antecipada o segundo título consecutivo da marca entre as fabricantes do Mundial de Rali

A Volkswagen conquistou, em grande estilo, o segundo título de sua existência no Mundial de Rali: com quatro provas de antecipação, a montadora alemã comemorou o bicampeonato com três duplas monopolizando o pódio do Rali da Austrália, neste domingo (14).

Sébastien Ogier derrotou o companheiro Jari-Matti Latvala para faturar o sexto triunfo de 2014 e fazer crescer a vantagem que tem para o finlandês na classificação do campeonato para 50 pontos — basta que ele chegue à frente do parceiro na próxima etapa, na França, em casa, para que conquiste o título.

Sébastien Ogier venceu o Rali da Austrália (Foto: Facebook/WRC)

Latvala chegou a roubar a liderança ao longo do sábado, mas perdeu terreno após uma inoportuna escolha de pneus e permitiu a virada da Ogier, cada vez mais perto do bicampeonato.

No que se refere à Volkswagen, nenhuma marca havia assegurado matematicamente o título de construtores de forma tão precoce desde a Lancia, em 1989 — nem mesmo a Citroën nos tempos de Sébastien Loeb.

Andreas Mikkelsen teve uma vida mais tranquila para fechar no degrau mais baixo do pódio depois que Kris Meeke foi punido em mais de um minuto por cortar uma curva durante os estágios de sábado.

Hayden Paddon fez seu melhor resultado no WRC ao concluir em sexto com o carro da Hyundai, logo à frente do companheiro de marca Thierry Neuville. Elfyn Evans foi oitavo, Robert Kubica foi nono apesar de ter sofrido um acidente e Chris Atkinson completou o top-10.

O acidente de Kubica aconteceu após o polonês se distrair com uma luz de alerta de bandeira amarela que erroneamente apareceu em seu painel.

Volkswagen comemorou o sucesso da defesa do título do WRC: o bi está garantido (Foto: Facebook/Volkswagen)

WRC, Rali da Austrália, dia 4, após 20 estágios:

 
1 SÉBASTIEN OGIER FRA VOLKSWAGEN  2:53:18.0 20 estágios
2 JARI-MATTI LATVALA FIN VOLKSWAGEN +6.8  
3 ANDREAS MIKKELSEN NOR VOLKSWAGEN +1:18.0  
4 KRIS MEEKE IRL CITROËN +1:44.0  
5 MIKKO HIRVONEN FIN M-SPORT FORD +1:53.6  
6 HAYDEN PADDON NZL HYUNDAI +2:56.2  
7 THIERRY NEUVILLE BEL HYUNDAI +4:28.2  
8 ELFYN EVANS GAL M-SPORT FORD +5:10.0  
9 ROBERT KUBICA POL M-SPORT FORD +6:39.8  
10 CHRIS ATKINSON AUS HYUNDAI +9:29.4  
 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube