Ogier quebra jejum de seis meses, vence Rali da Alemanha e fica perto do tetracampeonato no WRC

Sébastien Ogier e Julien Ingrassia não venciam no Mundial de Rali desde fevereiro, quando triunfaram na Suécia. Neste fim de semana, a dupla francesa alcançou a vitória na casa da Volkswagen e abriu 59 pontos de vantagem para Andreas Mikkelsen. Dani Sordo e Thierry Neuville, os dois da Hyundai, fecharam o pódio em Trier, na Alemanha

Sébastien Ogier e Julien Ingrassia encerraram um incômodo jejum no Mundial de Rali neste domingo (21). Sem vitórias desde o Rali da Suécia, no começo de fevereiro, a dupla se manteve na liderança da temporada graças à regularidade e competência em garantir o máximo possível de pontos quando não foi possível triunfar. Contudo, na casa da Volkswagen, a história foi diferente. A dupla francesa levou o Polo R #1 ao topo do pódio no Rali da Alemanha, realizado em Trier, e de quebra abriu 59 pontos de frente para Andreas Mikkelsen, também da Volkswagen, vice-líder do campeonato.
 
A chave da vitória de Ogier e Ingrassia foi o bom desempenho no último sábado. A dupla fechou a mais de 30s de frente para Mikkelsen. Com pouco menos de 60 km de trecho cronometrado neste domingo, tudo o que os gauleses precisavam era manter o bom ritmo sem forçar tanto e não cometer erros. Assim, a vitória foi confirmada sem maiores surpresas.
 
O Rali da Alemanha, além de marcar a vitória de Ogier e Ingrassia, também representou o fim de um ciclo para a marca alemã. Jost Capito, chefe de equipe, deixa seu posto oficialmente neste fim de semana para passar a se dedicar ao posto de diretor-executivo da McLaren na F1. A Volkswagen ainda não anunciou um substituto para seu cargo.
Sébastien Ogier e Julien Ingrassia levaram a vitória na casa da Alemanha (Foto: Volkswagen Motorsport)
Mas embora a Volkswagen tenha chegado à vitória, não foi uma jornada completamente exitosa para a marca alemã. Na sexta-feira, Jari-Matti Latvala abandonou a luta por uma boa colocação na prova em razão de problemas no câmbio. Mikkelsen, que vinha em uma boa posição para lutar pelo pódio, perdeu muito ritmo e enfrentou problemas neste domingo, sendo superado pela dupla da Hyundai.
 
Sordo, por exemplo, terminou a classificação final do Rali da Alemanha distante apenas 20s3 atrás de Ogier. Foi o primeiro pódio do espanhol na temporada, tendo ao seu lado seu companheiro de equipe, Thierry Neuville, que faturou três pontos extras ao vencer o Power Stage, a última especial da disputa. A diferença de Sordo para o belga foi de apenas 0s1.
 
Mikkelsen conseguiu cavar o quarto lugar, mas viu Ogier abrir ainda mais vantagem na luta pelo tetra. O norueguês terminou o fim de semana 27s2 atrás do vencedor da disputa, enquanto Hayden Paddon, bem mais atrás, fechou o rol dos cinco primeiros colocados em Trier.
 
Com o resultado deste fim de semana, Ogier agora soma 169 pontos, enquanto Mikkelsen soma 110. Hayden Paddon e Thierry Neuville somam os mesmos 94 pontos, ao passo que Jari-Matti Latvala, que somou dois pontos pelo segundo lugar no Power Stage, acumula 89. Dani Sordo vem em seguida, com 86.
 
Com o cancelamento do Rali da China, a décima etapa da temporada 2016 do Mundial de Rali vai ser na casa de Ogier. O Rali da França será disputado também em superfície de asfalto, entre 30 de setembro e 2 de outubro. Restam quatro etapas para o fim do campeonato que pode consagrar Ogier e Ingrassia como tetracampeões mundiais de rali.
PADDOCK GP #42 RECEBE LUCAS DI GRASSI

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.